7 curiosidades sobre os gatos brancos

7 curiosidades sobre os gatos brancos

Veja como algumas características destacam esses bichanos dos demais

  • Foto do(a) author(a) Portal Edicase
  • Portal Edicase

Publicado em 8 de maio de 2024 às 12:28

Imagem Edicase Brasil
Gatos brancos captam a atenção dos admiradores por sua beleza deslumbrante (Imagem: Sviatoslav_Shevchenko | Shutterstock) Crédito:

No universo felino, há uma grande gama de cores e padrões de pelagem. Todavia, nessa diversidade de tons e variações, os gatos brancos muitas vezes se destacam por sua aparência deslumbrante e diferente, captando a atenção de admiradores ao redor do mundo. Por isso, a seguir, confira 7 curiosidades sobre eles!

1. Maior probabilidade de surdez

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Medicina Veterinária de Cornell, 65 a 85% dos gatos completamente brancos e com dois olhos azuis são deficientes auditivos. Isso se deve ao gene W, responsável pela produção de melanina e pela audição.

2. Olhos heterocromáticos

Alguns gatos brancos têm um olho de cada cor, um fenômeno conhecido como heterocromia. Isso geralmente acontece devido a uma alteração genética que interfere na quantidade de melanina presente em cada olho do bichano.

3. Símbolo de sorte em algumas culturas

Em muitas culturas ao redor do mundo, os gatos brancos são considerados símbolos de sorte e fortuna. Dessa maneira, acredita-se que a presença do bichano em casa traga boa sorte e proteção contra energias negativas.

4. Aparência de “fantasma”

Devido à sua pelagem branca e muitas vezes aos olhos azuis ou heterocromáticos, esses gatos são associados a uma aparência de “fantasma”. Isso os torna populares em filmes, contos de fadas e mitologias, em que são retratados como seres mágicos ou místicos.

Imagem Edicase Brasil
Os bichanos brancos têm uma maior sensibilidade à luz solar quando comparado com outros gatos (Imagem: KarepaStock | Shutterstock) Crédito:

5. Fotossensibilidade

Os bichanos brancos têm uma maior sensibilidade à luz solar quando comparado com outros gatos. Isso porque a pelagem branca não oferece tanta proteção contra os raios UV do sol, aumentando o risco de queimaduras solares e até mesmo de câncer de pele.

6. Associação com a pureza

A cor branca é frequentemente associada à pureza e inocência, o que contribui para a percepção positiva dos gatos brancos em muitas culturas. Por isso, geralmente eles são retratados como símbolos de pureza e serenidade.

7. Variedade de raças

Gatos brancos podem ser encontrados em uma variedade de raças , desde persas até maine coons. Cada uma delas pode apresentar características únicas em relação à personalidade, aparência e cuidados específicos.