Associações de revistas e jornais celebram decisão de Moraes

Revogação da censura "restabelece o princípio maior da liberdade de imprensa", diz nota

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2019 às 20:30

- Atualizado há um ano

A Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) afirmaram nesta quinta-feira (18) que a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de revogar a proibição da publicação de uma matéria da revista Crusoé e do site O Antagonista "restabelece o princípio maior da liberdade de imprensa". 

Para as duas associações, "neste episódio, a sociedade brasileira, de maneira quase unânime, mais uma vez demonstrou que repele toda e qualquer forma de censura aos meios de comunicação".

Alexandre de Moraes revogou decisão dele mesmo que havia censurado a revista digital "Crusoé" e o "Antagonista".

A decisão foi divulgada depois de o decano do STF, ministro Celso de Mello, divulgar mensagem em que reafirma que qualquer tipo de censura - mesmo aquela ordenada pelo Poder Judiciário - é "prática ilegítima" e, além de intolerável, "constitui verdadeira perversão da ética do Direito". 

Na última quarta-feira, 17, o ministro Marco Aurélio Mello havia chamado de "censura" e "retrocesso" a decisão anterior de Moraes que havia determinado a remoção do conteúdo jornalístico.