Dois em Um lança Agora, disco que tem a presença especial de Tulipa Ruiz

entretenimento
23.02.2013, 14:35:00
Atualizado: 24.02.2013, 15:58:28

Dois em Um lança Agora, disco que tem a presença especial de Tulipa Ruiz

Eles se apresentam quarta-feira na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, às 20h

Roberto Midlej
roberto.midlej@redebahia.com.br
Atualizado às 15h59

Ele já tirou onda de punk quando era adolescente, foi guitarrista de bandas de rock, tocou cavaquinho com o tio e agora faz “música brasileira”, como ele mesmo classifica. “Mas não é MPB, afinal não somos lá muito populares”, brinca o baiano Luisão Pereira, 44 anos, produtor e músico da Dois em Um, formada também por sua mulher, a carioca Fernanda Monteiro, 32, que canta e toca violoncelo.

Eles se apresentam quarta-feira na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, às 20h, com ingressos a R$ 10/R$ 5, no show de lançamento do disco Agora, que sucede o álbum de estreia, de 2009, batizado com o nome da dupla. A expectativa dessa vez é maior, já que o primeiro ganhou elogios de veículos como O Globo e O Estado de S.Paulo.


Luisão Pereira e Fernanda Monteiro, que são casados, formam a dupla Dois em Um


Kassin
Ao contrário do primeiro trabalho, que não havia sido concebido como um álbum, este segundo já tinha um projeto que previa o  formato. “O primeiro, fomos lançando  na internet, aos poucos, enquanto Agora ganhou o patrocínio da Conexão Vivo, o que permitiu que ele fosse concebido como álbum desde o início”, compara.

Como na estreia da dupla,  Luisão é o produtor de Agora. “Preferia não produzir, porque seria melhor ter alguém para me podar”, diz o músico, que tem uma experiência de nove anos como baterista da banda Penélope e em Agora toca, além da bateria, guitarra portuguesa, cavaquinho e outros seis instrumentos.

Mas acabou tendo que encarar a produção por uma questão legal. O edital que rendeu o patrocínio previa que 80% do orçamento do disco fosse destinado à Bahia. Por isso, não pôde contratar o produtor que sonhava, o carioca Kassin. Ainda assim, como grande amigo, ele deu uns bons palpites.

Além de ter sido uma espécie de consultor informal, Kassin foi responsável por apresentar o compositor Ronaldo Bastos à dupla. É dele a letra de Você Tem o Que Eu Preciso. “Quando Kassin me sugeriu que ele poderia compor a letra, eu tomei um susto. Eu disse: ‘Como assim, que Ronaldo Bastos’?!”, disse Luisão, sem acreditar que o importante compositor de músicas como Nada Será Como Antes e Fé Cega, Faca Amolada e Cravo e Canela faria uma letra para ele.

A canção Compadre é composição do sambista Ederaldo Gentil (1947-2012), tio de Luisão e responsável pela introdução do sobrinho no universo musical. “Foi ele que me deu meu primeiro instrumento, um cavaquinho”, lembra.

João Gilberto
“Mas aos 11 ou 12 anos queria bancar o roqueiro e reneguei MPB. Só depois dos 20 anos fui entender a genialidade de João Gilberto e o samba de meu tio”, diz Luisão, que nasceu em Juazeiro, onde morava perto da casa da família de João Gilberto e de Galvão, dos Novos Baianos. Hoje, ele percebe que poderia ter aproveitado melhor o privilégio daquela vizinhança.

Se no primeiro disco, Luisão e Fernanda fizeram tudo sozinhos, dessa vez contaram com participações de músicos e cantores. Saturno, por exemplo, conta com os irmãos paulistas Tulipa e Gustavo Ruiz. Tem ainda Rebeca Matta, em Festim, e Humberto Barros em Você Tem o Que Eu Preciso. Já Letieres Leite fez o arranjo de sopros em Matinê, que tem a participação de músicos da Orkestra Rumpilezz.

No show de quarta-feira, Luisão e Fernanda estarão novamente bem acompanhados por Nana (teclado), Felipe Dieder (bateria) e CH (baixo). “O primeiro show tinha muito eletrônico porque éramos só eu e Fernanda no palco. Mas agora sentimos necessidade de uma banda”, explica.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cristiano-ronaldo-vira-meme-ao-protagonizar-comercial-asiatico/
Astro português aparece dançando e é ignorado por torcida na propaganda de TV
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jota-quest-apresenta-turne-acustica-nesse-domingo-18-na-concha/
Show será a despedida do Saideira Acústico Tour em solo soteropolitano
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ivan-da-ponte-descobre-em-aviao-que-foi-convocado-veja-video/
Goleiro foi avisado que estava na lista de Tite para a Seleção pelo piloto: 'Não dá nem para acreditar'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/normani-ex-fifth-harmony-lanca-seu-primeiro-single-solo/
Motivation chegou na madrugada dessa sexta (16), e está disponível em todas as plataformas digitais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jumento-e-amarrado-em-caminhonete-e-arrastado-por-rua-de-barreiras/
Além de maus-tratos, motorista responderá também por insegurança viária
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-entra-em-coma-apos-levar-murro-no-rosto-de-ciclista-em-feira-de-santana/
Agressor foi à delegacia e apresentou relatório que comprova transtornos mentais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/operacao-cumpre-19-mandados-de-prisao-na-ba-alvos-sao-do-pcc/
Segundo o Ministério Público, 12 foram presos no estado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tarantino-reune-brad-pitt-e-leo-dicaprio-em-filme-de-pouca-inspiracao/
'Era Uma Vez em... Hollywood' homenageia a indústria do cinema dos anos 60 e também a trágica e bela atriz Sharon Tate
Ler Mais