Engenheiros que atestaram segurança da barragem são presos em SP

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão também

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2019 às 05:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/TV Globo

Os engenheiros responsáveis pelos atestados de segurança das barragens da Mina do Feijão, em Brumadinho, foram presos. O Ministério Público de São Paulo e a Polícia Civil cumpriram na manhã desta terça-feira (29) os pedidos. Três pessoas foram presas na região metropolitana de Belo Horizonte e outras duas em São Paulo. As prisões têm validade de trinta dias.

Os mandados foram expedidos pela Justiça estadual de Minas Gerais. A Polícia Federal também participa da operação e cumpre dois mandados de busca e apreensão em empresas que prestam serviço à Vale. 

O objetivo dos investigadores é verificar se documentos, feitos por empresas contratadas pela Vale e que atestavam a segurança da barragem que se rompeu, foram fraudados.

As autoridades também cumpriram cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Belo Horizonte nas cidades de Nova Lima, em Minas Gerais, e na capital paulista. Outros sete mandados de busca e apreensão, determinados pela Comarca de Brumadinho, foram cumpridos em Belo Horizonte.

Nota da Vale A Vale enviou nota à imprensa dizendo que está contribuindo com as investigações, sem citar nominalmente a operação policial que ocorre em São Paulo atendendo a pedido da Justiça de Minas Gerais.

"Referente aos mandados cumpridos nesta manhã, a Vale informa que está colaborando plenamente com as autoridades. A Vale permanecerá contribuindo com as investigações para a apuração dos fatos, juntamente com o apoio incondicional às famílias atingidas", diz, em nota a companhia.