Facebook exclui páginas ligadas ao MBL por espalhar boatos

Movimento afirmou que está sofrendo censura da rede social

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2018 às 13:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

O Facebook informou nesta quarta-feira (25) que excluiu páginas de uma "rede de desinformação" que espalhava notícias falsas na rede social. Os perfis e páginas em questão não foram citados pela empresa, mas o Movimento Brasil Livre (MBL) divulgou nota dizendo que vários dos seus coordenadores foram afetados e acusando o Facebook de censura. A notícia foi inicialmente divulgada pela agência Reuters. 

De acordo com o Facebook, a decisão de apagar as páginas e perfis foi parte de um esforço pré-leições para reprimir perfis enganosos da rede social. Foram desativadas 196 páginas e 87 contas pessoais que, segundo o Facebook, faziam parte de  "uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”.

Além das páginas e perfis ligados ao MBL, a página do movimento Brasil 200, do empresário Flávio Rocha, também foi retirada do ar pelo Facebook.

O MBL usou suas redes sociais para divulgar um comunicado. 

"Na manhã de hoje, 25/07/2018, diversos coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL) tiveram suas contas arbitrariamente retiradas do ar pelo Facebook. A alegação dada pela rede social é a de que se tratava de coibir contas falsas destinadas a divulgação de 'fake news'".

Veja na íntegra:

Juntas, as páginas desativadas tinham mais de meio milhão de seguidores. A maioria noticiava temas políticos com viés conservador, como Jornalivre e O Diário Nacional. Desde as eleições nos EUA, o Facebook tem estado no centro do debate sobre a difusão de notícias falsas. No ano passado, a empresa reconheceu que foi usada para uma "operação de informação" com perfis falsos e usos de métodos para influenciar a opinião pública durante as eleições americanas. O fundador da rede, Mark Zuckerberg, se comprometeu a combater as chamadas fake news.

Segundo o Facebook, todas as páginas removidas hoje foram retiradas do após "rigorosa investigação". Eles dizem que os perfil afetados estavam envolvidos em notícias enganadoras ou eram falsos, o que viola as políticas da empresa. Além disso, a rede social também implementou no Brasil uma parceria com agências que checam fatos para diminuir o alcance de notícias que forem identificadas como falsas.