Folião morre e outro fica ferido durante passagem da La Fúria na Barra-Ondina

Vítimas foram atingidas por objetos perfuro-cortantes; adolescente foi apreendido e disse que morte envolveu briga entre facções criminosas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2017 às 11:58

- Atualizado há um ano

Adolescente suspeito de matar homem de 34 anos foi apreendido (Foto: Alberto Maraux/SSP)Um homem morreu e outro ficou ferido após serem feridos por objetos perfuro-cortantes na madrugada desta segunda-feira (27), no bairro de Ondina, final do circuito Dodô, durante o Carnaval. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), as vítimas foram identificadas como Jaílton dos Santos, 34 anos, que não resistiu aos ferimentos, e Tarcísio Mendes Lima, 33, que encontra-se internado.

Os dois casos ocorreram durante a passagem do bloco Projeto Especial Broder, puxado pela banda La Fúria. Um adolescente de 16 anos foi apreendido em flagrante, suspeito de ser o autor do homicídio. A vítima, que tinha duas passagens por roubo e furto, foi socorrida, mas não resistiu ao ferimento. Ouvido na Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), em Brotas, o agressor, que já tinha passagem na unidade por tráfico de drogas, disse que a morte ocorreu em decorrência de rixa entre facções.

Segundo a Polícia, Jaílton foi atingido na região do pescoço. Testemunhas afirmaram que o jovem utilizou um caco de vidro para cometer o crime, o que deve ser confirmado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Próximo dali, Tarcísio Santos de Lima, também foi agredido por um objeto cortante na região do abdômen, socorrido e não corre risco de morte.

Segundo a SSP, na programação oficial, não estava prevista a passagem da banda La Fúria. A apresentação anunciada anteriormente era de Oz Bambaz, outro grupo de pagode.

“Nós continuamos batendo na tecla de (que) o Carnaval não pode ser conduzido de forma amadora, sem planejamento. Há uma diferença muito grande entre o perfil dos foliões que seguem uma banda e outra e a polícia prepara o seu esquema levando em conta várias situações e esta é uma delas”, afirmou o comandante de Operações Policiais Militares, coronel Paulo Uzêda, em nota da SSP. 

Em nota, a Banda La Fúria lamentou o ocorrido e disse que não percebeu o crime durante o circuito, apenas através da imprensa. Segundo a banda, as músicas gravadas pela banda "não fazem insinuação, conotação ou incentivo a crimes, ou desordens". A Banda La Fúria disse ainda que o repertório estimula "a descontração, trocadilhos e sensualidade, tendo em seu público o zelo pela ordem pública nas apresentações".

Outra morte no circuitoA morte de Jaílton é a segunda diretamente relacionada à violência no Carnaval. A primeira foi registrada no final da noite de sábado, quando um homem tentou, segundo a polícia, assaltar um sargento da PM, na passagem de Alinne Rosa pela Barra. 

O sargento em questão é José Eduardo Neves Rodrigues, que foi preso em flagrante por PMs da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo após efetuar um disparo de arma de fogo que vitimou Luiz Alberto Pinheiro dos Santos, 39, na Barra, na altura da Rua Alfredo Magalhães, próximo ao camarote Pier 345, onde acontece a transmissão de Carnaval da TV Bahia.

Rodrigues está detido na Coordenadoria de Custódia Provisória (CCP), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, onde permanecerá à disposição da Justiça. O sargento é lotado na 11ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Barra) e não podia estar armado, pois estava fora de serviço e em local de grande aglomeração de pessoas.