Imaginarte Estofados e Decoração dá dicas para a escolha dos móveis, cortinas e persianas

Descubra como deixar sua casa mais aconchegante

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 1 de fevereiro de 2020 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: divulgação

Os momentos vividos em casa são cada vez mais valorizados pelas pessoas. Dados da 19ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2018-2022 da PwC, apontam que, em 2020, mais de 50% dos gastos do consumidor com entretenimento serão destinados ao acesso à internet. 

Nos Estados Unidos, uma pesquisa da agência de inteligência de marketing Mintel revela que a geração millennials prefere ficar em casa mais do que a do baby boomers. Entre os que tem 24 a 31 anos, 28% disseram que preferem beber em casa, porque ir para uma balada dá trabalho, somados aos 15% das pessoas entre 54 a 72 anos que concordam com a ideia. 

E é claro que ninguém quer ficar em um lugar desconfortável. Móveis como sofás e pufes fazem a diferença em um ambiente, principalmente se a ideia é receber gente. Já cortinas e persianas ajudam a dar aconchego, proteger do excesso de luminosidade e preservar a privacidade. No quarto, a escolha da cabeceira da cama é fundamental para dar o clima charmoso que o ambiente pede.

Mas antes de ir às compras, o ideal é fazer um planejamento para não investir em produtos com qualidade duvidosa ou que simplesmente não vão caber no espaço. Fazer sob medida é a melhor opção, mas é preciso ter um profissional de confiança para executar o serviço, já que além das medidas, o modelo, cor e tipo de tecido devem ser levados em consideração.  

Com experiência em estofados e decoração, a Imaginarte é um centro de decoração e também possui fabricação própria de diversos produtos e serviços como cabeceiras de cama, sofás, puffs, canto alemão, cortinas, persianas e papéis de parede. 

Conversamos com Istraus Américo, que está à frente da IMAGINARTE e deu dicas importantes. Confira:

SOFÁ Segundo Américo, o primeiro passo é identificar o objetivo do móvel. “Sofá para sala de TV deve ter espuma mais mole devido ao conforto que proporciona a quem vai passar períodos longos assistindo a filmes e programas. Na sala de estar, pode ser mais dura”, explica. Quando à cor, ele sugere os tecidos lisos e, de preferência, mais claro “para afastar a chance de errar”. E completa: “É importante que haja, no mínimo, 70 centímetros de espaço para circulação em volta do móvel, portanto, o que dita o tamanho do sofá é o tamanho da sala”, dá a dica. O que dita o tamanho do sofá é o tamanho da sala REFORMA DE ESTOFADOS Nem sempre é preciso comprar um sofá novo, ou mesmo poltronas e cadeiras. Uma troca no estofado muitas vezes é suficiente. “A reforma é uma solução interessante para quem busca mudar o visual da casa sem gastar muito e ainda valorizar a peça do mobiliário”, avalia Américo. O sucesso da transformação, no entanto, depende da qualidade dos materiais escolhidos e, principalmente, do profissional que fará o serviço. “Um serviço de reforma de sofá leva em média 20 dias para ficar pronto”, explica. Sofá reformado pela Imaginarte: escolha por tecido liso em tom neutro CORTINA As cortinas são capazes de fazer uma verdadeira transformação nos ambientes. Vestir as janelas, controlar a luminosidade e garantir a privacidade do ambiente em casa ou no escritório são apenas algumas de suas funções. “É importante definir o modelo e evitar tecidos escuros nas janelas onde o índice de luz solar é intenso, pois apesar de barrar melhor a luminosidade, ele retém calor e aumenta a temperatura do ambiente durante o dia”, diz o especialista, que sugere cortinas confeccionadas com tecidos 100% sintético caso a ideia seja lavá-los em casa. “Tecidos naturais devem ser lavados somente em lavanderias especializadas”. Quanto às cores, ele acredita que os tecidos de tons neutros dão mais liberdade e facilitam na hora de combinar a cortina em ambientes com elementos coloridos. As cortinas são capazes de fazer uma verdadeira transformação nos ambientes PERSIANA “Há opções para todos os gostos, como o modelo vertical, horizontal, do tipo rolô, romana, e de diversos materiais, como pvc e até de madeira”, lista Américo. A ideia é só decorar, escurecer completamente, ter privacidade ou controlar a luminosidade? “Cada modelo de persiana serve para um objetivo diferente. Por isso, é preciso avaliar as necessidades de seu ambiente, antes de tudo”. Cada modelo de persiana serve para um objetivo diferente CABECEIRA DE CAMA Tão importante quanto os móveis e acessórios, as cabeceiras de cama tem um papel fundamental na decoração do quarto. De acordo com Américo, não existe uma regra determinada sobre o tamanho, mas sim, algumas medidas que devem ser consideradas. “No caso da largura, a cabeceira pode acompanhar a dimensão completa da parede ou ficar delimitada ao tamanho da cama”, diz.  

“Quando se trata de altura, o ideal é que a cabeceira ofereça o apoio completo para as costas quando o usuário estiver sentado”, mas quando falamos em decoração não existem regras engessadas. “Essas alturas podem variar de acordo com o tipo de projeto pois o móvel precisa ficar harmônico em relação a outros itens do ambiente”, completa.  Tecidos sintéticos são ideais pois são de fácil de limpeza, antialérgicos e possuem um excelente acabamento da cabeceira “Nos modelos mais atuais percebem-se acabamentos mais retos nas extremidades, ao contrário de projetos mais clássicos, onde se utilizava linhas curvas e arqueadas ao redor do móvel”, diz o profissional. Outra tendência é o alongamento do móvel ultrapassando o tamanho da cama e, em alguns casos, pegando toda a extensão da parede. “Mas é preciso existir uma harmonia. A decoração tem que ‘contar uma história’”, diz. 

Américo explica que os tecidos sintéticos são ideais pois são de fácil de limpeza, antialérgicos e possuem um excelente acabamento. “Mas é necessário um conhecimento técnico para saber quais materiais usar. Quanto às cores, tons como o off white, bege ou fendi dão uma maior liberdade para combinar outras peças, como abajur, criado-mudo e roupa de cama”.

O especialista garante que as cabeceiras não necessitam de manutenção e saem com tranquilidade, caso seja preciso retirá-las da parede. “Desenvolvemos uma técnica em que a cabeceira sai com facilidade no momento em que o usuário quer. Não é necessário nenhum técnico para remoção”

PREÇOS Segundo Américo, os preços dos móveis, cortinas e persianas sob medida são acessíveis. “Por sermos referência na área, temos uma produção alta e isso permite um preço atrativo. Além disso facilitamos a forma de pagamento em cartão de crédito ou damos descontos para pagamento à vista”, explica.  A Imaginarte atende pelos números 71 3026-7799 e 99333-9336. Instagram: @estofadosimaginarte.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.