Matrículas em escolas estaduais começam segunda-feira (16); veja como fazer

Processo pode ser feito on-line ou presencialmente

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  • Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2023 às 18:50

. Crédito: Foto: Pedro Moraes / SECBA

As matrículas nos colégios estaduais começam na próxima segunda-feira (16) e seguem até o dia 24 de janeiro (terça-feira). O processo será realizado on-line no Portal da Educação, em dias específicos, de acordo com a situação de cada estudante. Confira como fazer e quais os documentos necessários. 

Já o estudante ou responsável que não tiver acesso à internet poderá fazer a matrícula diretamente na escola, mesmo que não seja aquela em que deseja estudar.

Passo a passo da matrícula on-line 

1- Acesse o Portal da Educação no endereço eletrônico https://matricula.sigeduc.educacao.ba.gov.br/home

2- Clique no botão "solicite sua matrícula". No portal, também será possível consultar a situação de matrícula ou cancelar a inscrição, clicando nos ícones de mesmo nome. 

3- Preencha os campos solicitados com o número do CPF e a data de nascimento do estudante, bem como a escola que deseja estudar e a série que cursará. Em seguida, serão solicitadas informações complementares, como dados do responsável e de contato. Feito isto, será disponibilizado um comprovante de solicitação.

Calendário 

16 de janeiro - O primeiro dia da matrícula será dedicado, exclusivamente, para Pessoas com Deficiência (PcD).

17 de janeiro - O segundo dia da matrícula será dedicado para transferência do estudante que concluiu o ano letivo em 2022 na rede estadual de ensino e que pretende se transferir para outra unidade escolar da própria rede, porque quer ou porque a unidade escolar onde estudou não oferta a série seguinte. Neste caso, a transferência só pode ser feita presencialmente, de preferência, na escola em que o estudante estava matriculado.

18 e 19 de janeiro – Estes dias são para a matrícula dos concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino. A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos de idade, ou pelo responsável legal, preferencialmente, via internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.

20 de janeiro - Neste dia, a matrícula será destinada para o ingresso do estudante de qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem.

23 e 24 de janeiro - Nestes dias, a matrícula é para qualquer ano ou série do Ensino Médio e poderá ser feita através da internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.

Confirmação de matrícula 

A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação exigida, dentro do prazo estabelecido no comprovante de matrícula, na unidade escolar em que o estudante foi matriculado. 

Documentação a ser entregue na escola 

1- via original do histórico escolar

2- vias originais e cópias legíveis da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil  Cadastro de Pessoal Física (CPF),  Comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura)  Carteira de vacinação devidamente atualizada; 3- Cópia legível do RG e do CPF da própria mãe do estudante e/ou do responsável legal.