Precisando vencer, Bahia pega o Blooming pela Copa Sul-Americana

Tricolor encara os bolivianos às 21h45, na Fonte, após ter perdido por 1x0 na Bolívia

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 23 de maio de 2018 às 05:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia

A história do Bahia em competições internacionais vai ganhar mais um capítulo. Nesta quarta (23), o tricolor entra em campo diante do Blooming, da Bolívia, às 21h45, na Fonte Nova, no jogo da volta da primeira fase da Copa Sul-Americana.

Diante do seu torcedor, o Bahia precisa vencer para avançar na competição. Como perdeu o jogo de ida, em Santa Cruz de la Sierra, por 1x0, o tricolor necessita do triunfo por pelo menos dois gols de diferença. O resultado de 1x0 a favor do time baiano leva a decisão da vaga para as cobranças de pênalti, mas 2x1, por exemplo, classifica a equipe boliviana devido ao gol fora de casa.

Caso consiga passar pelo Blooming, o tricolor conquistará algo inédito. Será a primeira classificação da equipe sobre um rival estrangeiro na Sul-Americana. Nas duas vezes que o Esquadrão encarou um time de fora do país, amargou eliminações para o colombiano Atlético Nacional  (2013) e o peruano Universidad César Vallejo (2014), ambos em disputas por pênaltis. Por isso, todo o cuidado é pouco.

“Eu acho que a gente tem que acreditar no que vem fazendo. No nosso ritmo de intensidade de jogo, que está em um outro patamar, e a gente espera que através disso possa criar situações e colocar as bolas pra dentro”, diz o técnico Guto Ferreira.

Além da motivação técnica por garantir a classificação, o Bahia tem o incentivo financeiro para conquistar a vaga. A cota paga pela Conmebol para os clubes que vão disputar a segunda fase da Sula é de US$ 300 mil. Na cotação atual, R$ 1,1 milhão. 

Problemas Para montar o time que encara o Blooming, o técnico Guto Ferreira tem pelos menos dois problemas de ordem médica. Com uma lesão na coxa, Edigar Junio foi vetado. Já o goleiro Douglas, que sentiu dor na coxa, vai ficar no banco para Anderson, mas em uma situação curiosa.

Como o terceiro goleiro inscrito pelo Bahia na competição é Rafael Santos, que trocou o tricolor pelo Vila Nova, Douglas estará como suplente mesmo ter condições ideias de jogo. 

“Douglas não teve lesão apontada no exame, foi um desconforto, mas um desconforto que neste momento corre um risco caso inicie a partida. Neste momento da competição em que temos apenas dois goleiros inscritos, por conta da saída do Rafael, Douglas vai estar no banco, mas não vai começar a partida. Caso a gente necessite, ele vai para o risco. Mas é uma situação que a gente não gostaria”, explicou Guto. Só a partir da próxima fase da competição é que os clubes poderão fazer mudanças na lista de inscritos.

Sobre o restante do time, Guto faz mistério e afirma que só vai revelar a escalação minutos antes da bola rolar na Fonte Nova. A tendência é que Tiago volte ao time e forme a dupla de zaga com Lucas Fonseca. Outro que pode ser titular é o volante Elton. Ele está recuperado de lesão e treinou normalmente durante a semana. No ataque, Brumado segue como referência.