Vai beber? Como evitar intoxicação alcoólica no Festival Virada

Em caso de embriaguez, haverá 20 leitos com suporte avançado no módulo de saúde

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2018 às 17:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock/Reprodução

Beber demais pode não só estragar uma noite de diversão, como também levar a pessoa a graves problemas e até ao óbito. E, no Réveillon, há quem passe a linha do limite. Quer uma prova? Ano passado, no Festival Virada Salvador, 80% dos atendimentos realizados no módulo assistencial à saúde foram relacionados à intoxicação por bebida alcoólica. 

Pensando nesse número, o coordenador de urgência do Município, Ivan Paiva, fez algumas recomendações para quem vai curtir o evento. Para começar, é bom evitar bebidas com alto teor alcoólico, como vodca pura ou em drinks como a roska. Enquanto a cerveja possui teor alcoólico de 5% a 9%, a vodca tem o mesmo teor de 35% a 60%.

Segundo Paiva, as bebidas com alto teor alcoólico aceleram o processo de intoxicação (a famosa embriaguez) no indivíduo. 

A segunda orientação é em relação aos adolescentes. "A situação é preocupante por dois motivos: primeiro, porque é ilegal vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos; segundo, porque as pessoas com essa faixa etária têm uma tolerância menor ao álcool. Nós recebemos alguns, inclusive, em coma alcoólico", diz.

Em casos como este citado por Paiva, os pacientes só saem com a presença dos pais. Caso se recusem a contactar os pais, são encaminhados para o Conselho Tutelar.

A terceira dica do médico é não aceitar bebidas de estranhos e preparadas artesanalmente. “Pode conter alguma substância que provoque reações indesejadas”.

Ele lembra, ainda, que é importante se hidratar, intercalalando o álcool com água, além de se alimentar bem e evitar fazer misturas, tanto de bebidas variadas, como entre bebidas e substâncias ilícitas.

Socorro Se mesmo assim houver a embriaguez,  a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará um módulo com 20 leitos equipados com suporte avançado de vida e duas ambulâncias de prontidão para o transporte imediato de possíveis ocorrências com maior gravidade.

O módulo assistencial instalado para o evento funcionará desta sexta (28) a segunda (31), das 18h às 6h do dia seguinte. No dia 1º de janeiro de 2019, funcionará das 14h às 2h do dia seguinte.

Mais de 100 profissionais estarão envolvidos no evento, com equipes compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além dos demais profissionais que atuarão no fluxo administrativo do módulo.

Sintomas A primeira fase da ingestão do álcool inclui sensação de euforia e perda de reflexos. Na segunda, a voz começa a ficar embolada, há perda de equilíbrio e a parte neurológica é afetada. Na terceira, a respiração é deprimida e tem início o estado de coma.

Os sintomas mais leves são o da ressaca, como dor de cabeça, tontura, desânimo e sensação de boca seca. No estado de coma, o vômito sem a proteção das vias aéreas pode ir para o pulmão e levar o indivíduo à morte.

Nada de bebida e direção É bom lembrar que, quem for beber, não deve dirigir. A combinação entre volante e bebida alcoólica pode resultar em acidentes graves e tragédias. Por isso, vá de transporte público. O CORREIO fez um guia com todas as informações, leia aqui.