Cartão avulso de passagem é distribuído na Estação Pirajá

Antes, o preço do cartão era de R$ 7

Publicado em 21 de fevereiro de 2016 às 12:16

- Atualizado há 10 meses

Os usuários do transporte público não precisam mais pagar pelo cartão avulso de passagem. Desde a última segunda-feira, ele está sendo distribuído de forma gratuita na Estação Pirajá. Antes, apenas o cartão custava R$ 7. 

Para receber o material, basta procurar um dos servidores da Semob  na estação e fazer o cadastro. No momento da aquisição, é necessário fazer o carregamento do cartão com, pelo menos, duas passagens. Depois, o passageiro já pode usar o serviço. (Foto: Arquivo CORREIO)Os pontos de distribuição serão ampliados na próxima semana, mas a Semob ainda não divulgou o cronograma dessas ações.

De acordo com o secretário da Semob, Fábio Mota, a distribuição é para estimular os usuários do transporte público a fazer uso da integração. “Nas grandes metrópoles, a integração é a saída para resolver os problemas de mobilidade, mas em Salvador, poucos passageiros usam o serviço”, disse ele.Para fazer a recarga dos cartões, os passageiros podem usar uma das máquinas  distribuídas em todas as prefeituras-bairro de Salvador e nos campi das universidades. São 50 máquinas no total.

Desde que começou a valer a segunda etapa da integração tarifária dos ônibus em Salvador, em dezembro de 2013, o passageiro paga apenas uma passagem mesmo que pegue dois ônibus –  medida só vale  dentro do período de duas horas. Apesar da resistência de alguns usuários, a população tem aderido cada vez mais ao serviço. “O pessoal já está usando mais, mas tem muita gente que ainda tem essa cultura de esperar horas no ponto por um ônibus só”, contou o fiscal rodoviário Leandro Souza, 32 anos.

A costureira Jaguaracira Oliveira, 58, não dispensa o benefício. “Desde que começou a integração, eu pego dois ônibus, porque lá na Ribeira demora demais para passar um para (Avenida) Garibaldi. Eu pego um que me leve para mais perto e depois pego outro”, afirmou.

Com o cartão, o usuário pode pegar qualquer uma das 600 linhas de ônibus que circulam em Salvador.