BTS vai ganhar Plano de Gerenciamento Costeiro em 2018

Prefeitura deve elaborar também um Plano de Desenvolvimento  de Turismo Sustentável nas Ilhas no próximo ano

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 13 de novembro de 2017 às 17:37

- Atualizado há um ano

O turismo como estímulo ao desenvolvimento da Baía de Todos os Santos foi o tema do segundo painel que integrou a programação da III Edição do Fórum de Gestão de Baías,  que está acontecendo na sede da Fecomércio. O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco aproveitou o evento para destacar a implementação do Plano  de Gerenciamento Costeiro, em 2018."É uma iniciativa que visa garantir  não só a melhor gestão mais o melhor controle da Prefeitura em toda Costa da Baía de Todos os Santos. Maior controle ambiental, infraestrutura e disciplinamento", destacou. Também para o próximo ano, a prefeitura deve elaborar um Plano de Desenvolvimento  de Turismo Sustentável nas Ilhas. As ações integram recursos do Prodetur e da Prefeitura. "Que a gente possa manter permanente essa mobilização. Por se tratar de um bem tão importante para essa terra, Salvador está de braços abertos para elevar o patamar náutico da BTS", complementou o secretário.  Cláudio Tinoco, secretário de Cultura e Turismo de Salvador, anunciando os projetos da Prefeitura voltados para o desenvolvimento da BTS (Foto: Gabriela Cruz/CORREIO) Um Comitê de Economia Náutica foi instalado envolvendo 13 entidades representativas, justamente para fomentar essas ações. Ainda de acordo com Tinoco, debates como os que são levantados pelo Fórum só reforçam a necessidade de redescobrir o potencial da BTS. "Além de fomentar estas discussões, o Fórum contribui para tirarmos daqui referências de intervenções que precisam ser feitas na BTS", acrescentou o secretário municipal.

Também presente no evento, o secretário estadual de Turismo, José Alves destacou o papel importante da regata Jacques Vabre, que saiu de Le Havre, na França , e teve a Baía de Todos os Santos como destino final. "1,2 mil pessoas participam do evento. É uma iniciativa que atrai não só visitantes mas toda uma cadeia de turismo esportivo", contou. 

Alves  reforçou ainda a vontade de criar um produto turístico, com um barco que rode o tempo todo a BTS, assim como já existe na Amazônia. "Com a infraestrutura que vamos dotar a Baía,  isso vai ser um produtaço para vender o ano todo", acrescentou. O secretário estadual de Turismo, José Alves destacou a visibilidade que a regata Jacques Vabre deu a BTS (Foto: Gabriela Cruz/CORREIO) Para o chefe da Assessoria de Projetos e Parcerias da Embratur, Marcos Lomanto, que apresentou um painel sobre  a captação turística,  pontuou a posição estratégica da Baía de Todos os Santos no desenvolvimento do turismo, sobretudo, náutico. "É um produto que pode ser usado fortemente por Salvador. É preciso definir um formato para realizar e promover o produto turístico Baía de Todos os Santos, utilizando essa marca de sede da Baía Azul", explicou.  Para isso, a BTS precisa ser pensada de forma sustentável: "Isso só vai ser possível se aproveitaremos esse potencial dentro de um conceito de turismo náutico e sustentável", completou. 

O III Fórum Internacional Gestão de Baías é uma realização do CORREIO Sustentabilidade, que conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, apoio da Odebrecht, Mais Belas Baías do Mundo, Marinha do Brasil, Lide, Associação Comercial da Bahia, Fecomércio-BA e WWI.   Durante sua palestra, Lomanto falou sobre a importância do turismo náutico (Foto: Gabriela Cruz/CORREIO)