Cajazeiras Criativa: 'Se o salão é bom, o cliente volta e ainda traz outras cinco pessoas'

O bom e velho boca-a-boca tem ajudado a cabeleireira Ana Maria Oliveira a manter a clientela mesmo diante da crise, sem abrir mão e nem deixar de atender ninguém

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  • Priscila Natividade

Publicado em 16 de agosto de 2017 às 09:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/ CORREIO

O salão que começou no quartinho da filha, hoje é um dos mais conhecidos por quem mora em Cajazeiras (Foto: Almiro Lopes/ CORREIO) Logo ali no Caminho 14, Setor 3, Quadra A, Rua A, quem quiser repaginar o visual vai encontrar o Salão de Beleza Cabeça Feita. Passaram-se 30 anos desde que a cabeleireira Ana Maria Oliveira começou a empreender no quarto que era da filha. “Sempre gostei de arrumar cabelo e transformar as pessoas. Aí tudo isso juntou com o fato de precisar trabalhar também. Faço cabelo, maquiagem, depilação, tudo. A pessoa sai daqui pronta”, afirma.Do quartinho, o salão cresceu para um imóvel ao lado da casa onde mora. Segundo Ana Maria, o segredo do sucesso é um só: o poder que tem o boca a boca. “Se o salão é bom, o cliente volta e ainda traz outras cinco pessoas indicadas por ela. A gente negocia, faz o preço que pode pagar pelo serviço e não deixa ninguém chegar aqui e ficar no zero. Vou e dou um jeito. Tem que saber cativar o cliente”.O cafezinho e até a jujuba fazem a diferença. “Meus clientes acabam se tornando meus amigos e o salão vira uma família”. Tanta fidelidade, no entanto, não vem assim tão fácil, como admite a cabeleireira. “Eu não tenho horário para trabalhar. É o dia todo nessa correria. Às vezes, estou colocando mega hair de madrugada. Se o cliente me procura é porque gosta do trabalho e confia. Não dá para abrir mão e deixar de atender”, completa Ana Maria.

CORREIO ENCONTROS ACONTECE AMANHÃ EM CAJAZEIRAS Especialistas em crédito e empreendedorismo participam amanhã (17) da 3ª edição do CORREIO Encontros onde irão debater soluções para incrementar e desenvolver o potencial empreendedor do bairro. O evento é gratuito e acontece das 9h às 12h, na Praça de Alimentação do Shopping Cajazeiras. 

Entre os palestrantes estão o especialista em empreendedorismo e mercados José Nilo Meira e a gerente estadual de Microfinanças do Banco do Nordeste, Lana Pinto Oliveira, que irão tirar dúvidas dos microempresários e também de quem deseja montar o seu próprio negócio. 

A iniciativa conta com o apoio do Banco do Nordeste, que estará presente no local com um estande com informações sobre o Crediamigo. O banco deve inaugurar, até o final do ano,  mais seis agências de microcrédito – em Cajazeiras, São Cristóvão, Plataforma, Paripe e em dois locais ainda não divulgados.

Segundo dados da Junta Comercial da Bahia (Juceb), 1.878 empresas estão em atividade no bairro. Se fosse uma cidade, Cajazeiras seria maior em população do que 379 municípios baianos.  Os números confirmam potencial que a região tem para o empreendedorismo. Só para se ter uma ideia, as oito Cajazeiras -  2, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 11 - somam uma população de 60.213 mil habitantes, de acordo com o IBGE.