salvador

Castelo Branco: escola demolida é entregue após reconstrução

Unidade agora oferece educação em tempo integral e poderá receber até 180 alunos

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 17 de outubro de 2017 às 17:44

 - Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO
.

Ter um filho estudando em tempo integral é uma mão na roda para quem precisa passar o dia inteiro fora de casa, trabalhando. A cabeleireira Eloisa Ventura, 28 anos, que o diga. Ela só precisa atravessar a rua onde mora para deixar a filha Lara, 4, no Centro Municipal Educação Infantil Unidos de Castelo Branco, no bairro de Castelo Branco, pela manhã. Inclusive, o centro, que fica na Rua dos Unidos, foi reinaugurado na manhã desta terça-feira (17), após ser demolido em 2015.

E quem olha as novas salas de aula nem consegue acreditar que se trata daquele mesmo espaço que sofria com as infiltrações e goteiras, acentuadas em dias de chuva. Agora, com o equipamento de ensino reconstruído, novas vagas vão ser abertas para o próximo ano. Com isso, o número de alunos matriculados pode pular de 100 para 180.

Nas salas, tudo novo: das paredes aos quadros, sem contar a brinquedoteca e o parquinho que fica em uma área com grama. Três novas salas também foram construídas para receber os pequenos de 2 a 5 anos de idade. 

[[galeria]]

A cabeleleira não imagina como seria se tivesse que pagar para ter sua filha estudando em horário integral, já que, em média, a mensalidade de uma instituição que oferece essa modalidade de ensino no bairro chega a custar R$ 200. Agora, com o novo centro funcionando, as aulas deixaram de acontecer em um prédio alugado pela prefeitura na Rua Deputado Angêlo Magalhães.

Com a reinaguração, a mãe já não vai mais precisar gastar 40 minutos para deixar a pequena na creche. "Foi um pouco difícil ter que ficar levando ela até lá, mas, em compensação, ficamos felizes porque o nosso bairro estava precisando dessa creche nova", comemora Eloisa.

Passado O centro educacional foi construído na década de 70 e, desde então, nunca havia passado por uma reforma. Diretora do centro, Rúbia Matos comemorou o novo equipamento que, diferente do antigo prédio, acomoda muito bem os alunos. Ela lembra dos perrengues que passou para conter as goteiras, principalmente nos dias de chuva. "Tínhamos que ficar com o baldinho para conter a água. O espaço era todo de pré-moldado e só tinha seis salas", descreve ela. Agora, são 13 salas. 

De acordo com o prefeito ACM Neto, a expectativa da prefeitura, nos próximos três meses, é de inaugurar uma escola por semana. Ele ressaltou a importância de ter o novo espaço reconstruído. "A gente sabe que isso é importante para as mães e pais que precisam deixar seus filhos durante todo o dia aqui na creche pré-escola. Tendo acesso à educação infantil, elas (crianças) vão conseguir mais facilmente se alfabetizar aos seis anos, tendo uma educação de qualidade", disse. 

[[publicidade]]

Segundo o novo titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Bruno Barral, desde o início da gestão passada, o número de vagas na educação infantil dobrou, saindo de 20 mil para 40 mil.

"Os números mostram os esforços e competência da gestão do prefeito ACM Neto. Essa reinauguração não tem só uma importância educacional, mas social também. Aqui, elas realizam diversas atividades que ajudam na alfabetização dos pequenos", explicou ele. Ainda segundo o secretário, a região do Subúrbio é a área que mais precisam de creches. "As que estão mais distantes do Centro são as que mais demandam", informou Barral. 

Durante a cerimônia de entrega do Novo Centro Educacional, o prefeito aproveitou para anunciar o recapeamento asfáltico da Ladeira Lafaiete Coutinho que dá acesso à Via Regional. A obra faz parte do Programa Ouvindo Nosso Bairro.