Saiba quais são as 10 melhores cidades do mundo para se viver

A australiana Melbourne lidera ranking da revista inglesa The Economist; nenhuma cidade brasileira é citada

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 20 de agosto de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Melbourne, na Austrália, é atualmente a melhor cidade do mundo para se viver, revelou, na quarta-feira (16/8), o The Global Liveability Report 2017, ranking elaborado pela Economist Intelligence Unit (EIU), instituto de inteligência ligado à revista The Economist, uma das publicações masi respeitadas do mundo. A listagem foi feita com base em critérios como segurança, educação e estabilidade. Viena (Áustria) e Vancouver (Canadá) aparecem logo atrás da cidade australiana, completando o podium das três melhores cidades do planeta para se vivier.

A liderança de Melbourne no ranking da publicação inglesa, passou a ser corriqueira, uma vez que a metrópole australiana ocupa o topo pelo sétimo ano seguido. Famosa pela qualidade de vida, a Austrália detém ainda outras duas cidades entre as dez melhores do mundo para morar: Adelaide (5) e Perth (7).

De acordo com o relatório, as cidades mais bem situadas tendem a ter porte médio e densidade populacional relativamente baixa. "Isso possibilita estimular atividades de lazer, sem levar a altos níveis de criminalidade ou a uma infraestrutura sobrecarregada", destaca o texto.

Os baixos índices de criminalidade de Viena, por exemplo, fizeram com que a cidade austríaca alcançasse a segunda posição no levantamento. A capital da Áustria registrou apenas um homicídio em 2016. Para efeito de comparação, Salvador e Região Metropolitana registraram 113 homicídios somente nos primeiros 17 dias de 2017, segundo dados do Boletim Diário da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Europeias

Ao lado de Hamburgo (Alemanha) e Viena, Helsinki (9), na Finlândia, foi uma das três cidades europeias a aparecer entre as dez melhores do mundo para se viver.

Na lista ampliada, de 140 cidades, Damasco, na Síria, ficou em último lugar, antecedida por Lagos (139), na Nigéria; Trípoli (138), na Líbia; e Dhaka (137), em Bangladesh. Nenhuma cidade brasileira integra o ranking.

Os quesitos analisados foram estabilidade, sistema de saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura.

Confira imagens das dez melhores cidades do munod para se morar:

1. Melbourne (Austrália) 2. Viena (Áustria) 3. Vancouver (Canadá) 4. Toronto (Canadá) 5. Calgary (Canadá) 6. Adelaide (Austrália) 7. Perth (Austrália) 8. Auckland (Nova Zelândia) 9. Helsinki (Finlândia) 10. Hamburgo (Alemanha) O ranking pode ser acessado (em inglês) no endereço: https://www.eiu.com/public/topical_report.aspx?campaignid=liveability17