Vídeos mostram fuga de soldado norte-coreano para Coreia do Sul

O fugitivo foi baleado cinco vezes, mas conseguiu fazer a travessia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2017 às 17:15

- Atualizado há um ano

O Comando das Nações Unidas divulgou nesta quarta-feira (22) vídeos que mostram detalhes de uma fuga dramática de um soldado norte-coreano. No último dia 13, ele atravessou para a Coreia do Sul enquanto vários companheiros atiravam nele. 

O vídeo tem cerca de 7 minutos. Ele mostra imagens de câmeras de segurança da faixa sul da fronteira. O soldado vai de carro até poucos metros da demarcação entre os dois países. Depois, ele desce e corre em direção ao sul. Quatro militares da Coreia do Norte começam a atirar na tentativa de atingi-lo.  (Foto: Reprodução) A imagem mostra que o veículo ficou atolado em uma vala de drenagem, a poucos metros da linha. Vários soldados só ouvindo então saindo correndo em direção ao carro. Um dos soldados norte-coreanos chega a cruzar a fronteira. Isso e os tiros, segundo as Nações Unidas, são violação do cessar-fogo ao fim da Guerra da Coreia (1950-1953).

O fugitivo foi baleado cinco vezes, mas conseguiu fazer a travessia. Ele foi resgatado e passou por duas cirurgias na Coreia do Sul. Ele recuperou ontem a consciência, segundo as autoridades. Ele tem de 20 a 30 anos e seguirá internado enquanto se recupera. 

Tecnicamente, Coreia do Sul e do Norte estão em guerra há quase 70 anos. A Zona de Segurança Conjunta é o único ponto em que soldados dos dois países se encontram. Ela fica na fronteira.