Assine

Condenação de Lula chega ao tribunal de segunda instância


 

O petista foi acusado pelo Ministério Público Federal pelo suposto recebimento de vantagens ilícitas da empreiteira OAS por meio do triplex no Guarujá (SP)

  • Da Redação

Publicado em 23/08/2017 às 14:46:17
Atualizado em 17/04/2023 às 11:24:09
. Crédito: Ricardo Stuckert

A sentença que impôs nove anos e seis meses de prisão ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está nas mãos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Nesta quarta-feira, 23, a condenação por corrupção e lavagem de dinheiro no caso triplex chegou à Corte de apelação. Lula foi condenado em 1ª instância pelo juiz federal Sérgio Moro em 12 de julho. Esta é a primeira condenação do ex-presidente na Operação Lava Jato. Moro não decretou a prisão de Lula. Caso a condenação seja confirmada pela segunda instância, além de ser preso, perderá a elegibilidade, ous eja, ficará proibido de dispúat eleições.  O petista foi acusado pelo Ministério Público Federal de receber vantagens ilícitas da empreiteira OAS por meio de um apartamento triplex no Guarujá (SP), e pelo armazenamento de bens do acervo presidencial, de 2011 a 2016. O ex-presidente foi condenado no caso triplex e absolvido "das imputações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial, por falta de prova suficiente da materialidade".

As vatagens ilícitas teriam sido uma forma de a OAS pagar pelo contrato do Consórcio CONEST/RNEST com a Petrobras e por um crime de lavagem de dinheiro, "envolvendo a ocultação e dissimulação da titularidade do apartamento 164-A, triplex, e do beneficiário das reformas realizadas".Defesa Quando ocorreu a decisão em 1ª instância, os advogados de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lulada Silva divulgaram nota na qual afirmam que o julgamento que resultou na condenação do petista foi "tendencioso" e "politicamente motivado".