Assine

Mello autoriza Aécio a retomar mandato de senador


 

Ministro do STF suspendeu hoje medida que afastava tucano das suas atividades parlamentares. Tucano ainda tem contra si um pedido de prisão em análise pela Corte

  • Da Redação

Publicado em 30/06/2017 às 11:46:00
Atualizado em 17/04/2023 às 06:45:05

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou hoje (30/6) o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) das funções parlamentares. Assim, Aécio poderá retomar as suas atividades no Senado. 

Aécio havia sido afastado por determinação do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, após a Operação Patmos, fase da Lava Jato baseada nas delação da JBS. O afastamento era um pedido da Procuradoria-Geral da República, que apontou risco de o senador usar seu poder para atrapalhar as investigações. A PGR também pediu a prisão de Aécio, mas este pedido ainda não foi julgado.

O caso de Aécio ficou com o ministro Marco Aurélio após Fachin fatiar as investigações da delação da JBS. A defesa do senador havia entrado com um recurso no tribunal e desde então ele aguardava uma decisão para saber se poderia ou não retomar as atividades de senador.