DURANTE PREGAÇÃO

Pastor de Goiás diz que crianças abusadas também são culpadas pelo crime

Fala provocou reações indignadas

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 1 de maio de 2024 às 20:50

Pastor Jonas Felicio Pimentel
Pastor Jonas Felicio Pimentel Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O pastor Jonas Felício Pimentel, da igreja evangélica Tabernáculo da Fé, de Goiânia (GO), afirmou durante uma pregação que em alguns casos crianças que são vítimas de abuso sexual também são culpadas pelo crime. Existem situações que, quando acontece um abuso de uma criança, a criança também é culpada porque ela deu lugar. Mas isso é uma exceção, mas está dentro destes acontecimentos. Crianças também têm culpa, têm participação, mas não em todos os casos", disse o pastor.

Um vídeo da fala circulou pelas redes sociais, causando repulsa. 

Na sua fala, o pastor comentou o caso de uma criança de cinco anos que foi abusada pelos primos. Ele aproveitou para dizer que os pais não devem permitir que os filhos frequentem a casa de outras pessoas sozinhos, independente de se tratar de pessoas da mesma família. "Não deixe o seu filho ou sua filha pegar esse costume. Esse costume costuma terminar em acidentes. Filho é junto com o pai, junto com a mãe, a menos que exista uma circunstância imperiosa que não permite tal coisa", diz.

O comentário do pastor chegou até a apresentadora Xuxa Meneghel, que fez um post sobre o assunto. “Meu senhor, o absurdo que acaba de falar, deveria não apenas chocar a mim, mas a todos que foram crianças e que hoje são pais adultos e que não estão no lugar de um abusador ou pedófilo. Suas falas dão nojo, são repugnantes”, escreveu Xuxa.

Em nota, o pastor pediu "sinceras desculpas" para quem se sentiu ofendido com sua fala e afirmou que a intenção era apenas fazer um alerta às famílias sobre os riscos que as crianças correm.

O pastor Jonas Pimentel manifesta-se sobre a polêmica ocorrida quando fez orientações aos fiéis sobre o cuidado com os filhos e afirmou que é responsabilidade dos pais ter seus filhos ao alcance dos olhos, somente perdendo contato visual deles quando situações absolutamente imperativas exigirem. Recomendou que é preciso evitar que filhos pernoitem em casa de parentes ou amigos. Nesse contexto, afirmou que isso evita oportunismos para pessoas más intencionadas que possam causar qualquer tipo de abuso a eles.

Foi nesse contexto de alerta para que pais e crianças não deem oportunidades para malfeitores, que foi extraído o recorte do vídeo. Para aquelas pessoas que se sentiram ofendidas, pedimos as nossas sinceras desculpas.

Contudo, pastor Jonas Pimentel e a Igreja Tabernáculo da Fé de Goiânia reafirmam seu compromisso de lutar pelos seus princípios e valores, que são tradicionais, e continuará orientando e combatendo quaisquer formas de descuidos e violência contra as crianças e adolescentes, especificamente, a sexualização precoce delas que o mundo moderno impõe nas casas dos cristãos.