Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Jairo Costa Jr.
Publicado em 24 de fevereiro de 2016 às 08:36
- Atualizado há 2 anos
Lava Jato à baianaFora a prisão da secretária executiva Maria Lúcia Tavares pela Lava Jato, o cerco a outro baiano na Operação Acarajé também provocou inquietação entre políticos petistas do estado. Sobretudo, os que gravitam no núcleo próximo ao ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli.
Levado anteontem para prestar esclarecimentos à Polícia Federal no Rio de Janeiro, o ex-chefe de gabinete de Gabrielli Armando Tripodi, o Bacalhau, entrou no radar dos investigadores federais a partir da delação premiada do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, que revelou suas relações com empreiteiras acusadas de participar do esquema de corrupção.
Cria do Sindicato dos Petroleiros da Bahia e doador de campanhas do PT, Tripodi foi nomeado gerente de Responsabilidade Social da Petrobras logo após a saída de Gabrielli. Passou a controlar os gordos investimentos da companhia em projetos sociais desenvolvidos por ONGs, algumas delas suspeitas de servir de duto para o caixa 2 de campanhas do PT estadual.
Casa novaDe saída do PMDB, o deputado estadual Alex da Piatã escolheu o PSD como destino político. O desembarque na sigla governista foi acertado diretamente entre ele e o presidente da sigla na Bahia, o senador Otto Alencar. Para atrai-lo, Otto ofereceu duas contrapartidas: apoio para sua nomeação a presidente da Comissão de Saúde na Assembleia e a garantia de que ele será o cacique do PSD para a Região do Sisal, formada por cidades como Conceição do Coité, Santaluz e Valente.
Banho de cuiaOntem, Alex da Piatã informou a decisão ao presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, que contava com Alex para engordar sua nova legenda, o PSL. Desde que foi eleito, o deputado vinha manifestando incômodo com a presença em um partido de oposição ao governo Rui Costa (PT). Era nítido seu descolamento da bancada nas votações. Ele esperava só o Congresso aprovar a janela de 30 dias para sair do PMDB sem ameaça de perder o mandato por infidelidade partidária.Pelo visto o panelaço está crescendo. Prévia para dia 13, que vem forte José Carlos Aleluia Deputado federal do DEM, ao comemorar pelo Twitter o protesto realizado em várias cidades do país durante a exibição do programa nacional do PT na televisão
Longe da mesaIntegrante da ala antigovernista do PTB, o deputado federal Benito Gama manteve distância do almoço da presidente Dilma Rousseff com lideranças do partido, ontem, no Palácio do Alvorada. O encontro faz parte da estratégia montada pelo ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, para tentar melhorar a relação entre a chefe e a base aliada ao Planalto.
No entanto, assim como PMDB, PP, PR, PDT e PSD, o PTB compõe o arco de apoio ao governo e tem ministério com tinta na caneta (Desenvolvimento), mas parte dos seus parlamentares é alinhada à oposição.
Cota mantidaO deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) continua com influência na Secretaria de Cultura (Secult). Ontem, o Diário Oficial do Estado publicou a nomeação do jornalista Chico Araújo, que foi secretário parlamentar e assessor do petista, para uma coordenação da Superintendência de Promoção Cultural da Secult. Ele vai ocupar o lugar de outra indicada por Rosemberg na pasta, Jamile Santos Nobre. Nesse caso, a troca veio com o plus, já que Araújo também é mestre em Cultura e Sociedade pela Ufba.
PílulaNa UTIO Sindicato dos Médicos da Bahia vai apresentar amanhã à imprensa um relatório indigesto sobre a situação das maternidades públicas ou conveniadas ao SUS em Salvador e Lauro de Freitas. A radiografia, diz a entidade, é de alarmar..