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Vanessa Brunt
Publicado em 2 de setembro de 2020 às 11:28
- Atualizado há 2 anos
O (novo) mercado tradicional da literatura brasileira, para alguns, parece não valorizar ‘a caça aos desconhecidos’ e, até, não ter mais nada a ver com a busca por talentos. O processo agora é inverso. Para um autor fechar um contrato com uma grande editora, é preciso unir uma vasta gama de leitores primeiro para, após, ter a chance da publicação.>
Quando um autor não chama a atenção pelos números, realizar o sonho do livro físico é sinônimo de ter que desembolsar uma quantia que, em geral, é de alto custo. É assim que funciona em editoras chamadas de prestadoras de serviço, que abrem maior espaço para escritores que ainda não ganharam um grande destaque nas mídias digitais.>
Mas, e para quem quer lançar logo os próprios livros? E para quem não é um escritor de fato e deseja ter uma obra lançada? Existem sim opções palpáveis. E é para ajudar nessa empreitada que hoje trouxe uma lista de plataformas que abrem alas para que você possa realizar o seu sonho com qualidade e baixo custo ou, até, de forma totalmente gratuita.>
Veja o compilado, que inclui desde editoras especiais até empresas que imprimem e distribuem obras diversas:>
LEIA TAMBÉM: Literatura atual: como funcionam os novos bastidores das editoras>
1. UmLivro >
A UmLivro imprime o seu livro, distribui e vende sob demanda. Ou seja, sempre que alguém adquirir a sua obra em algum site, ela será impressa e entregue sem que você (autor/autora) precise ter custos ou preocupações no processo – seja com a impressão ou com os aspectos de vendas.>
O projeto veio resolvendo a questão que, para boa parte dos autores independentes, é um dos maiores problemas desse tipo de iniciativa. Em plataformas semelhantes, é difícil encontrar a possibilidade de ter um livro que seja impesso com as orelhas/abas e/ou em uma qualidade elogiável. A maioria acaba ficando com fios soltos, colas erradas ou com outros quesitos negativos no resultado. Mas com a UmLivro, a qualidade de impressão é admirável, as abas são inclusas e existem diversas possibilidades para o estilo da obra.>
A plataforma é conectada às principais livrarias e marketplaces do Brasil. Amazon, Submarino e Americanas são alguns dos vínculos online. O projeto já acumula mais de 4 milhões de títulos em 90 idiomas e mais de 40 mil editoras, incluindo algumas das mais renomadas do país, como a Companhia das Letras.>
A empresa ainda disponibiliza acesso completo para a gestão de vendas dos livros, fazendo com que os autores possam acompanhar tudo em tempo real. Embalagens, marcadores e outros detalhes bem cuidados são inclusos no pacote.>
Nesse caso, para que a sua obra esteja nas lojas físicas, existem duas possibilidades: a primeira é você comprar uma remessa com seu desconto de autor e colocar exemplares em sebos e outros locais. Já a segunda alternativa é entrar em contato com as livrarias e, caso elas tenham interesse em adquirir o título, podem comprar diretamente com a UmLivro e incluir exemplares para revendas.>
Os escritores interessados no trabalho da UmLivro podem entrar em contato através do site principal. Os autores precisarão cuidar da parte de diagramação, revisão, registros (ISBN, código de barras e ficha catalográfica) e design da obra, podendo também lançá-la como e-book em outras plataformas (veja como na dica abaixo).>
2. Kindle Direct Publishing >
O Kindle, maior leitor de livros digitais no mundo, desenvolvido pela da Amazon, abriu espaço para que novos escritores pudessem lançar as suas obras de forma totalmente gratuita e independente na plataforma. Para publicar, não é necessário sequer passar por um processo de seleção. O livro passará, após, por uma observação da equipe apenas para a confirmação de que não firam regras básicas, como o não incentivo ao suicídios ou preconceitos sociais.>
O autor precisará arcar com diagramação, revisão e design da obra e, após, basta colocá-la disponível no Kindle Direct. Ele mesmo cria o ISBN da obra e cuida dos demais detalhes para que ela possa estar disponível. Assim, o livro ficará à venda no site da Amazon e poderá ganhar destaque na plataforma.>
O ideal para quem optar por esse formato, é lançar o livro como e-book e fazer promoções, já que o autor pode definir/alterar os preços e e-books gratuitos ou mais baratos costumam ganhar boas posições nos rankings da Amazon. Além disso, o escritor leva 70% dos royalties de vendas.>
Mas, para quem deseja lançar a obra também física pelo Direct Publishing, as condições são outras. O autor não vai precisar pagar nada, mas uma parte do seu pagamento (durante as vendas) será para o ressarcimento do valor. O preço da obra também pode ficar salgado para os leitores, já que vai depender do custo de impressão e ficará ainda mais caro aqui no Brasil, porque todos os livros são feitos nos EUA e enviados para cá (tendo valor em dólar).>
Além disso, os livros impressos não têm orelhas/abas, o que costuma incomodar os autores. Portanto, uma opção é lançar o seu livro impresso com a UmLivro e o e-book na Amazon, assim gerando mais chances de crescimento para a sua obra.>
3. Editora Mormaço >
A Mormaço é a mais nova editora baiana do país e está chegando para alcançar o Brasil. A novidade está sendo guiada pelas mãos da autora Maria Luiza Machado e do administrador Daniel Pasini. A proposta do novo projeto, que já tem quatro livros à caminho, é dar espaço para autores que desejam ter os seus livros lançados em e-book e/ou formato impresso sem a necessidade de arcar com quaisquer custos. >
"Ou a editora vai arcar com tudo ou, inicialmente, faremos campanhas de financiamento coletivo para custear a publicação, mas nada precisará sair do bolso do autor", afirma Maria Luiza.>
A editora vai cuidar de toda a diagramação, do design e dos outros aspectos necessários para a feitura do livro. A distribuição e divulgação também será feita pela própria Mormaço, que terá e-commerce próprio e vínculo com outros sites e livrarias.>
O foco da Mormaço está em livros de literatura brasileira contemporânea em geral, incluindo poesias e prosas. Para os autores interessados, a editora abrirá novas chamadas para o recebimento de originais e, até lá, está com uma revista digital já sendo movimentada para divulgar textos de escritores locais.>
4. Letras & Versos >
A Letras e Versos é uma Gráfica e Editora focada na impressão de livros em pequenas tiragens (a partir de 10 exemplares). Ou seja, o autor precisa arcar com os custos de impressão, mas de uma forma mais flexível e acessível – podendo adquirir uma quantidade pequena e, após o esgotamento da remessa, solicitar outra tiragem.>
As atividades do projeto são direcionadas, principalmente, a novos autores, pequenas editoras e à produção acadêmica. São diversas as possibilidades de tamanhos, estilos de capa, de papel e afins. Ou seja, é uma forma para que o autor gaste menos e possa receber o seu livro com qualidade de impressão e acabamento.>
Desde sua implantação, a plataforma permitiu a publicação de milhares de títulos e de centenas de autores antes anônimos. O projeto também conta com uma loja virtual na qual os livros dos escritores ficam à venda (caso assim desejem).>
O ponto mais negativo para quem optar por esse formato, é a necessidade de fazer toda a distribuição do livro de forma independente, precisando entrar em contato com livrarias, marketplaces e afins.>
Para saber mais, é possível conferir as respostas do FAQ da empresa.>
5. Editoras de pequenas tiragens>
Existem diversas editoras que trabalham com pequenas tiragens e que tomam conta de todas as etapas da feitura do livro, incluindo as impressões e vendas, sem que o autor precise arcar financeiramente. Ao esgotar uma tiragem, o autor deverá receber a possibilidade de renovar o título para mais uma remessa.>
Nesses casos, porém, o escritor precisa tomar cuidado com os números de páginas, já que em muitos casos os preços dos livros podem ficar caros por conta do custo de impressão e do valor que a editora vai considerar justo para que também possa lucrar com a obra.>
Além disso, o autor precisa pagar pelo que for necessário nos seus eventos de lançamento e não deve esperar uma vasta distribuição em grandes livrarias, porque a taxa cobrada por elas não costuma ser proveitosa para as editoras menores.>
Apesar dos aspectos negativos, as qualidades de impressões dessas editoras costumam ser impecáveis e é uma forma para que o autor não apenas deixe de gastar dinheiro, mas também para que fique sem dores de cabeça durante todo o processo de organização e nascimento do livro.>
A Penalux (RJ) e a Caramurê (BA) são algumas das que trabalham dessa maneira. Conheça outras editoras baianas que já foram divulgadas aqui na coluna e que também seguem a mesma linha.>