Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Dengue faz EUA emitirem alerta para viagens ao Brasil

Alta de febre oropouche também é citada em comunicado a americanos que pretendem viajar ao exterior

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2024 às 16:19

Mosquito da Dengue
Mosquito da Dengue Crédito: shammiknr/Pixabay

O governo dos Estados Unidos, por meio de embaixadas e consulados, divulgaram nesta terça (21) alerta a cidadãos americanos que têm planos de viajar ao Brasil. A mensagem chama a atenção para à alta de casos de dengue e de febre oropouche no país.

“O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) emitiu um alerta de saúde de viagens para o Brasil devido à dengue e febre oropouche, em fevereiro de 2024. Ações a serem tomadas: Verifique o site do CDC para mais informações sobre saúde enquanto viaja para o Brasil; procure assistência médica se tiver algum sintoma que cause preocupação”, diz a nota, conforme reportagem de O Globo.

Ainda segundo a reportagem, o Brasil foi classificado no nível 1 de alerta por causa de ambas as doenças. O estágio, primeiro de uma escala que vai até 4, orienta que o turista tenha “precauções” relacionadas ao destino.

A febre oropouche também é uma doença transmitida por picada de mosquito, o Culicoides paraense, popularmente conhecido como maruim, ou por insetos do gênero Culex. Os sintomas são semelhantes aos da dengue (febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações). Os estados do Amazonas e Acre apresentam grande número de casos da doença.

O Brasil registrou, até 17 de fevereiro, 688.461 casos prováveis de dengue no ano, número 315% maior que os 165.839 diagnósticos contabilizados no mesmo período de 2023.