Estação Aeroporto do metrô recebe mostra fotográfica Crianças Olodum – Orgulho e Identidade

Exposição, que começa nesta quarta (19) com registros de Cristina Calacio, é iniciativa da Escola Olodum 

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2023 às 14:00

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Cristina Calacio/divulgação

Os clientes que passarem pela Estação Aeroporto a partir desta quarta (19) poderão conferir a exposição Crianças Olodum - Orgulho e Identidade, com fotos inéditas do acervo do Olodum. A mostra, que apresenta registros da fotógrafa e gestora cultural, Cristina Calacio, resgata o cotidiano de crianças que construíram suas identidades no convívio em comunidade e em contato com a música, arte e cultura, a partir das vivências experienciadas enquanto alunos da Escola Olodum.

A proposta é representar, por meio das imagens, sentimentos que “falam, gritam, sussurram, sorriem e choram numa mistura de emoções” e transformam crianças e o mundo em lugar mais plural e singular. Crianças Olodum - Orgulho e Identidade segue com visitação gratuita até 19 de maio.

“O ano de 2023 é muito representativo e cheio de simbolismos para o Projeto Social Escola Olodum, quando se comemora 40 anos de sua primeira ação social, o Projeto Rufar dos Tambores, uma pequena banda integrada por crianças e adolescentes da comunidade Maciel/Pelourinho. Um projeto embrião que deu certo, sua experiência foi ampliada envolvendo cultura, educação, cidadania e tecnologia, transformado em Escola Criativa Olodum e, mais tarde, em Escola Olodum, uma experiência pedagógica com abordagem inter e multidisciplinar, plurivesal, interseccional e antirracista”, comenta Cristina Calacio.

O projeto reúne imagens produzidas ao longo de quase quatro décadas registradas pelas lentes de Calacio e do acervo fotográfico do Centro de Documentação e Memória Olodum. “Apoiar um projeto importante como este é fomentar a arte e cultura local, acreditando que o poder transformador de uma sociedade se inicia na infância, com o desenvolvimento educacional das crianças”, destaca Rodrigo Rainer, gerente de Comunicação, Ouvidoria e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia.

Serviço: Mostra fotográfica Crianças Olodum – Orgulho e Identidade | Estação Aeroporto de Metrô, de quarta (19/4) até Quando: de 19/04 a 19/05 | Gratuito