Especialista em recursos humanos lista sete dicas para quem quer ser promovido em 2024

Pensar na empresa, saber seus números e se mostrar proativo são as principais características esperadas pelos executivos

Publicado em 7 de fevereiro de 2024 às 09:00

Alcançar destaque não ajuda apenas a carreira, mas também favorece o reconhecimento e  autoestima
Alcançar destaque não ajuda apenas a carreira, mas também favorece o reconhecimento e autoestima Crédito: Shutterstock/reprodução

Em um mundo corporativo competitivo, obter uma promoção pode parecer um desafio. Contudo, algumas ações e comportamentos podem aumentar suas chances de progresso na carreira. Alex Araujo, formado em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e CEO da 4Life Prime Saúde Ocupacional, elencou sete dicas para quem deseja ser promovido de cargo.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no último trimestre de 2023 caiu de 8,1% para 7,5%. Esse é o menor índice desde fevereiro de 2015, ressaltando a importância de ser promovido e de se estabilizar na empresa.

“Não só para o crescimento profissional, mas também como desenvolvimento pessoal, é muito importante se destacar na empresa. Com isso, você ganha reconhecimento, confiança e autoestima”, comenta Alex.

Confira abaixo as dicas do CEO:

1 - Seja proativo. Assumir a iniciativa em tarefas e projetos, mostrando determinação e boa vontade, ajudar os outros colaboradores, oferecer suporte, compartilhar conhecimentos e trabalhar em equipe são características esperadas pelos executivos. É importante também, trazer novas ideias ou projetos e estar antenado no que os concorrentes andam fazendo.

3 - Entregar relatórios das suas tarefas do dia a dia é uma ótima forma de se destacar. Não só enviá-los, mas apresentar eles para os gestores e supervisores é interessante também. Nos cargos que não tem essa obrigatoriedade, faça de espontânea vontade, isso já vai ser um diferencial enorme.

4 - Trate executivos de igual para igual. Em corredores ou elevadores, cumprimentá-lo é sempre importante. Deixe o medo de lado, levante a cabeça, olhe no fundo dos olhos deles, se apresente, sorria e fale bom dia.

5 - Saiba seus números e tenha total controle dos seus clientes do ano inteiro. Todos os contratos que fechar durante o ano, as regiões que atende, as localidades que eles usam seu serviço e a quantidade de vezes que o serviço é utilizado no mês. Tudo isso, para que durante as reuniões com os executivos, essas informações estejam na ponta da língua e mostrar que está interessado.

6 - Aprenda o que cada região do Brasil está solicitando de produto, quais são as dificuldades do momento, quais os problemas que os concorrentes estão tendo para entregar esses produtos. Conhecer um pouco mais sobre a logística e estratégias do negócio, o que os clientes solicitam é muito importante e chama muita atenção.

7 - Pense como um executivo. Adote uma postura crítica e analítica para entender a estrutura atual da empresa, identificando os pontos que necessitam de melhoria. Pense em estratégias que possam ser implementadas que promovam crescimento e expansão. Considere as possibilidades de inovação e de aprimoramento, e nas áreas mais críticas. Este tipo de análise chama atenção e melhora o ambiente de trabalho.

“Ao investir em si mesmo e se esforçar na empresa, você está abrindo portas para oportunidades maiores e melhores, não apenas em seu cargo atual, mas em toda a sua carreira”, conclui o especialista.