Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Escolher o dia certo para ir às compras gera economia

Supermercado fazem promoções diárias para atrair os consumidores

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2009 às 11:22

 - Atualizado há 2 anos

Muitos consumidores podem não saber. Mas fazer as compras no dia certo da semana nos supermercados pode proporcionar uma grande economia no orçamento. A depender do produto, sobretudo alimentos, o preço pode cair pela metade. Para isso, é preciso ficar atento ao calendário de ofertas da redes de varejo da capital. Os supermercados estão apostando na realização de promoções diárias para atrair os consumidores.

No GBarbosa, por exemplo, toda segunda- feira é dia de ofertas de carnes. Já nas quartas e quintas, é a vez de alguns produtos do setor de hortifruti (frutas, legumes e verduras) ficarem mais baratos. “Ao oferecer um dia certo, fidelizamos o nosso cliente e ainda atraímos um maior volume de consumidores no dia de baixa movimentação da loja”, afirma o gerente de marketing do grupo, Fernando Nadalini.

Quem gosta dessa estratégia é o baiano Moacir Guimarães. Aposentado, ele diz que só vai aos supermercados em dia de promoção, normalmente nas quartas-feiras. “Com a economia, dá para levar mais por menos. No mês passado, fui no Atakarejo comprar uns saquinhos de leite e acabei levando 30 unidades, só porque o valor caiu de R$ 2,50 para R$ 1,70”, conta ele, que poupou R$ 24 somente nesta compra.

A dona de casa Flávia Melo também não nega que adora um cartaz com a palavra promoção. Ela diz que economiza cerca de R$ 20 por semana por optar pelas compras no dia de oferta. Na última quarta-feira, ela comprou laranja na loja do Hiperideal, do bairro da Pituba, por R$ 0,56 o quilo, enquanto o preço normal do produto é de R$ 1,15, em média. “Entrei na loja para comprar um kani, mas estou levando vários itens com desconto. Economia nunca é demais”, brinca.

O diretor de operações do Hiperideal, Antônio Mendes, explica que todas as terças, quartas e quintas-feiras uma série de produtos do departamento de hortifruti entra em promoção. “Procuramos sempre mesclar uma quantidade de frutas, verduras e legumes. Apesar do foco ser hortifruti, temos promoções em todos os setores da loja, principalmente no açougue, peixaria e padaria”, informa o diretor.

Segundo Mendes, essas ofertas só são possíveis porque há uma redução das margens de lucro, tanto dos fornecedores quanto do estabelecimento.“ No final, essa queda compensa, pois ganhamos na quantidade”, declara.

Comprar mais barato também é o lema da administradora Vânia Dias. “Meu salário é muito suado. Cada centavo que economizo é muito bem-vindo”, diz. Ela declara que todas as quartas-feiras acorda bem cedo para aproveitar as promoções do hipermercado Extra. “ É tanta gente em busca de promoção que parece uma guerra”, ri.

Panfletos que valem dinheiro Comparar os valores entre as lojas pode elevar ainda mais o desconto. Parece bobagem, mas levar os encartes promocionais na hora de fazer as compras faz diferença quando o assunto é economia no supermercado. Para não perder o cliente, a orientação das grandes redes é cobrir o preço anunciado pela concorrência, abatendo a diferença no próprio caixa. E é exatamente isso que a aposentada Maria Almeida, 64 anos, faz. “Antes de vir para o Extra, passo no Bompreço e pego o folheto. Depois comparo os preços nos dois e sempre levo o produto pelo valor mais baixo”, revela.

Antenada sobre os dias de ofertas, ontemela economizou R$ 1 em cada quilo de batata inglesa e R$ 0,09 no da banana-prata. “Com o que sobra, junto para comprar alguns itens do dia-a-dia, como feijão e arroz”.

A dona de casa Maria Magalhães também aproveita essa “briga” dos varejistas. Além do carrinho, ela não desgruda dos panfletos e olha minuciosamente cada valor. Depois da pesquisa, ela percebeu que podia levar o quilo da melancia por R$ 0,64 e não por R$ 0,79. “Pode parecer pouco, mas de grão em grão a galinha enche o papo”, diz.

Aproveite bemPesquise - Antes de aproveitar qualquer promoção, tente se informar a respeito dos preços praticados em outros estabelecimentos, para verificar se o valor da oferta é realmente mais barato em relação aos concorrentesConfira - Verifique o prazo de validade de todos os produtos adquiridos em promoções relâmpago, pois muitos produtos oferecidos têm datas de validade próximas de expirar

Pondere - Nunca compre uma quantidade muito grande de produtos, a menos que realmente pretenda consumi-los a tempo. Se estragarem, é prejuízo certo e, desse modo, de nada adiantou comprá-los durante a promoção

Calcule - Cuidado com ofertas do tipo 'leve 3 pague 2', comuns em produtos de beleza. Para ter certeza que a promoção é vantajosa, confira o preço unitário para ver se realmente vale a pena

Calendário de ofertas

Domingo - nenhumaSegunda - Carnes no GBarbosaTerça - Hortifruti no Atakarejo             Hortifruti e carnes no Hiperideal

Quarta - Produtos da cesta básica no Atakarejo               Hortifruti, carnes e padaria no Bompreço               Hortifruti e carnes no Extra               Hortifruti no GBarbosa               Hortifruti e carnes no Hiperideal

Quinta - Produtos da cesta básica no Atakarejo               Hortifruti no GBarbosa               Hortifruti e carnes no Hiperideal

Sexta - Hortifruti no Atakarejo

Sábado - Hortifruti no Atakarejo(Notícia publicada na edição impressa do dia 17/09/2009 do CORREIO)