RENDEU POLÊMICAS

'Barbie', 'Saltburn' e 'Priscilla': saiba os esnobados do Oscar 2024

DiCaprio, que protagoniza "Assassinos da Lua das Flores", também não está foi indicado como Melhor Ator

  • Foto do(a) author(a) Alô Alô Bahia
  • Alô Alô Bahia

Publicado em 23 de janeiro de 2024 às 16:35

Filmes esnobados no Oscar
Filmes esnobados no Oscar Crédito: Divulgação

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou na manhã desta terça-feira (23), os indicados ao Oscar 2024, com destaque para Oppenheimer, que pode faturar até 13 estatuetas na cerimônia do dia 10 de março. Entretanto, alguns filmes foram "esnobados" pela Academia e o fato repercutiu nas redes sociais.

Leonardo DiCaprio, figura sempre presente nas indicações, Greta Gerwig, Dua Lipa e "Saltburn" estão entre os que ficaram de fora das listas de indicados ao Oscar 2024.

DiCaprio, que protagoniza "Assassinos da Lua das Flores", não está foi indicado na categoria de Melhor Ator. O filme recebeu indicações de Melhor Atriz Coadjuvante, com Lily Gladstone, e de Melhor Ator Coadjuvante para Robert De Niro, além de Melhor Direção, com Martin Scorsese.

Ryan Gosling e America Ferrera foram indicados nas categorias Melhor Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvantes por "Barbie". Entretanto, a diretora do filme, Greta Gerwig, a atriz Margot Robbie, que dá vida à boneca e a cantora Dua Lipa, ficaram de fora da lista.

O filme da boneca recebeu duas indicações na categoria melhor canção original, com "I’m Just Ken" e "What Was I Made For?", e também concorre na categoria de Melhor Filme.

Sem Greta, a única mulher na categoria de melhor direção é Justine Triet, por "Anatomia de uma queda". Ela disputa o prêmio com Jonathan Glazer ("Zona de interesse"), Yorgos Lanthimos ("Pobres criaturas"), Christopher Nolan ("Oppenheimer") e Martin Scorsese ("Assassinos da Lua das Flores").

O polêmico "Saltburn", de Emerald Fennell, embora tenha recebido duas indicações ao Globo de Ouro e dominado as redes sociais nos últimos meses, não recebeu nenhuma indicação ao Oscar 2024.

"Priscilla", que narra a história de Priscilla Presley e seu romance com Elvis pelo olhar da jovem também não recebeu nenhuma menção. O longa é dirigido por Sofia Copolla.

Nas redes sociais, a ausência de Greta Gerwig entre os indicados rendeu polêmicas.

"Os membros da Academia a caminho de impedir que Greta Gerwig e Margot Robbie ganhem o Oscar pela Barbie", brincou um internauta fazendo referência aos diretores da Mattel que aparecem no filme.

"Greta Gewig fez um filme aclamado pela crítica, culturalmente impactante, hilário, único, visualmente excepcional, elenco e atuação perfeitos, deixou as pessoas rindo, chorando e pensando E ganhou um bilhão de dólares de bilheteria. Mas nenhuma indicação de Melhor Diretor?", questionou outra.