Capixaba

  • Item 1
  • Item 2
  • Item 3
  • Item 4
Capixaba
Polícia

Flora Gil recebe prêmio de Mulher do Ano em jantar beneficente no Rio

Filha da homenageada, Bela Gil leu um texto de homenagem escrito por ela

Publicado em 17/11/2023 às 18:30:23
Flora Gil recebe prêmio de Mulher do Ano, no Rio, cercada por familiares e amigos. Crédito: Reprodução/Redes Sociais
Flora Gil recebe prêmio de Mulher do Ano, no Rio, cercada por familiares e amigos. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Flora Gil recebeu, nesta quinta-feira (16), o prêmio de Mulher do Ano, no Rio de Janeiro, diante de uma plateia formada por familiares e amigos, como Gilberto Gil, Bela Gil, Preta Gil, Maria Gil, Bento Gil, Mariana Ximenes, Carolina Dieckmann, Martnália, Amora Mautner, Narcisa Tamborindeguy, Zeca Pagodinho e Jorge Ben Jor, entre outros. A produtora e empresária foi homenageada por suas contribuições à cultura, música e ancestralidade. O ator Otavio Muller, pai de Fran Gil com Preta, foi o mestre de cerimônias.

Durante sua fala, a homenageada falou sobre a vida em família, citando, inclusive o divórcio de Preta: "E aí vem isso, vem aquilo. Teve a traição do Rodrigo", comentou. "Já que ela tocou nesse assunto, eu queria dizer que lavrei o meu divórcio no 15º cartório [entidade que organizou o evento]", disse a cantora, muito aplaudida após anunciar a decisão.

Filha da homenageada, Bela Gil leu um texto de homenagem escrito por ela e que descreve a mãe. “Quem diria que para além de toda beleza, grandiosidade e firmeza você ainda faria jus aquilo que muitos abominam no fruto da jaqueira. Para quem nunca abriu uma jaca, quando a cortamos ela solta um líquido branco, leitoso e meio viscoso. É o visgo, que cola tudo que toca. Mamãe é assim, de tão coruja e tão generosa, se cola àqueles que os que ela ama, amam (claro q tem uma exceção aqui e ali). Assim criando uma grande amalgama de amor e carinho entre amigos, familiares e agregados. Em almoço de família não existe mesa com menos de 10, não, de 15!. Se não fosse a força do seu visgo, vocês não conheceriam a força da família Gil”, diz um trecho do texto.

Gilberto Gil também destacou a união familiar e o exemplo que os Gil estão deixando “para o Brasil e para mundo”. “Uma família interessante, produtiva, representativa, exemplar”, declarou. Casado com Flora, o músico baiano participou ativamente do evento, que teve diversos momentos musicais. Com o cantor Feyjão, do grupo afro Ilé Àse Obalúwáiye, interpretou o sucesso “Palco”. O evento contou ainda com a apresentação da Orquestra Chiquinha Gonzaga, formada por alunas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.

O título foi entregue em um jantar beneficente, no Fairmont Hotel Copacabana, promovido pelo 15° Ofício de Notas, e foi concedido pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, Ordem dos Advogados do Brasil-RJ (OAB-RJ), Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Sony Music, União Brasileira de Compositores (UBC) e RioSolidário. No evento, os convidados puderam fazer doações para as ONGs Instituto da Criança, Gastromotiva, Pró-Criança Cardíaca e RioSolidário.

Por Gabriela Cruz

30°C
Salvador, BA - Brasil