MacbethRicardoIII faz um tratado de vilania no palco do Martim Gonçalves

Atores Antonio Fabio e Saulus Castro encenam espetáculo de quinta (5) a domingo (8), em duas sessões diárias

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  • Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2023 às 11:25

Espetáculo MacbethRicardoIII: um tratado de vilania
Espetáculo MacbethRicardoIII: um tratado de vilania Crédito: Wallacy de Andrade/divulgação

Um rei diz: "Sua Alteza! Minhas saudações". O outro rei: "Meus cumprimentos, Majestade!". Segue-se o diálogo. "Encontro inusitado o nosso". "Diria mesmo impensável". "Chegamos ao mesmo tempo?". "Praticamente. Ao mesmo tempo". Macbeth e Ricardo III dizem: "É exatamente o que me amedronta: nossas terríveis coincidências".

Este é um breve diálogo da nova montagem do Coletivo DUO, o espetáculo MacbethRicardoIII - Um Tratado de Vilania, que estreia em curta temporada de quinta (5) a domingo (8), no Teatro Martim Gonçalves,  em duas sessões diárias às 16h e 19h.

Em cena, os atores Saulus Castro e Antonio Fábio promovem o encontro fictício de Macbeth e Ricardo III, personagens shakespearianas obscuras e com sede de poder. O projeto, que promoveu uma semana de seminários que buscou interseccionar a obra de Shakespeare com o tempo-espaço espelho do contemporâneo, foi aprovado no Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro 2022, do Fundo Nacional de Artes (Funarte), através do Ministério da Cultura.

O projeto MacbethRicardoIII nasceu em 2019, em que atuantes expõem desejos artísticos e o comungar reverbera na obra a estrear. Nesse período, o Brasil e alguns tantos países do mundo vivenciam projetos políticos que "são coisas do passado", vivenciados em um tempo contemporâneo que já não condiz com o que eles propõem - hierarquização dos sujeitos e a manutenção das estruturas opressoras de poder.

O novo espetáculo do DUO coloca duas das personagens mais sanguinárias e vis da obra de Shakespeare num encontro fictício, proposto pela dramaturgia inédita de Paulo Atto, em que elas apresentam suas estratégias para a conquista e manutenção de seus poderes. "Shakespeare é uma mola propulsora para abordarmos nossa realidade e como precisamos ficar atentos no sentido de que violências históricas não sejam o normal", enfatiza Castro.

Duas dramaturgias como ponto de partida. Macbeth assassina seu rei em sua própria casa, depois seus amigos e tudo que ameaça sua ambição. Ricardo III trama impronunciáveis intrigas para ascender ao trono. Quando estes dois poderes se encontram, o que norteia suas ações? Macbeth e Ricardo III são dois improváveis reis que tudo destroem, violentam, corrompem para atingir seus objetivos: o poder. Os ideais são, aparentemente, diferentes, os meios coincidem.

Em MacbethRicardoIII, personagens se borram e seus discursos tomam conta dos corredores do labirinto que percorrem. " Ao convidarmos Paulo Atto para criar uma dramaturgia que junta essas duas personagens, queremos evidenciar os percursos políticos de alguns governantes, que são de pura vilania para atingir suas ambições. Parece-me, este é o tempo em que vivemos. Não importam os meios na concretização de seus objetivos. Eles seguem. Se há ossos pelo caminho, eles acreditam que estes estão sorrindo", reforça Castro.

O cenário atemporal de MacbethRicardoIII é um percurso em labirinto cheio de caveiras, em que estas duas figuras que parecem diferir, revelam-se mais nas suas coincidências. O labirinto que deveria desorienta-los, leva ao reconhecimento. Dois tiranos cujo ideal de vida é a pulsão da morte. De Quem?

A encenação proposta por Rino Carvalho coloca as personagens na infinitude branca de um labirinto, que "nos reporta a um lugar ermo e atemporal, intensifica a assepsia clínica, patológica da dimensão no aspecto frio e sórdido de um sistema e das personagens". Se há vilania, há mortes. "O vermelho que macula essa inverdade asséptica. O rastro e a herança do resultado inexorável da Violência e Vilania que denuncia e deflagra as conquistas sangrentas para a obtenção do Poder".

Serviço - Coletivo DUO Teatro apresenta MacbethRicardoIII | de quinta (5) a domingo (8), às 16h e 19h, no Teatro Martim Gonçalves (Canela) | Ingressos: R$ 40 / R$ 20, à venda no Sympla