Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Rita Assemany enfrenta o caos da humanidade

Monólogo Surf no Caos, que tem texto de Aninha Franco, entra em cartaz no Teatro Molière da Aliança Francesa

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2024 às 06:00

Rita Assemany
Rita Assemany Crédito: divulgação

Prestes a completar 45 anos de vida artística, a atriz Rita Assemany sobe ao palco do Teatro Molière (Aliança Francesa), a partir desta sexta (6), para apresentar o monólogo Surf no Caos, escrito por Aninha Franco. A trama traz uma reflexão sensorial sobre a existência humana e as lutas em nome da liberdade. A peça tem direção da própria Rita e une diversas linguagens, como vídeo e fotografia. O espetáculo fica em cartaz sempre às sextas e sábados, às 20h, até o final de setembro.

Em cena, uma mulher se vê diante de suas percepções e memórias ancestrais, como as da símia bípede Lucy, considerada o primeiro ser humano primitivo, com mais de 3 milhões de anos. Descoberta em 1974, na Etiópia, é um importante elemento dramático, que sintetiza os questionamentos da autora sobre a humanidade e seus (des)caminhos.

“Ficamos de pé! E agora, para que é que nós nos erguemos sobre nossas colunas?”, questiona o texto de Aninha Franco, que completa: “Por que você acordou quadrúpede e dormiu bípede? Olha a nossa situação agora! Todos sedentários, com a cabeça colada aos celulares. Que porra é essa, Lucy?!”

Escrito em 2015 e encenado virtualmente durante a pandemia, com esporádicas apresentações presenciais no pequeno espaço da República AF, no Pelourinho, Surf no Caos chega desta vez para um público maior. Uma oportunidade para aqueles que desejam mergulhar no universo de uma dramaturga bem-sucedida, autora de sucessos como Dendê e Dengo e Oficina Condensada, e de uma atriz reconhecida nacionalmente em papeis no cinema (Abril Despedaçado) e na televisão (Justiça 2).

SERVIÇO - Rita Assemany em Surf no Caos / de 6 a 28 de setembro, sextas e sábados, 20h, no Teatro Molière da Aliança Francesa (LAdeira da Barra) / Ingressos: R$ 80 e R$ 40, à venda pelo zap (71) 99921-2368