E.C. VITÓRIA

Atacantes do Vitória não balançam a rede há um mês e estão devendo no Brasileirão

O jogo contra o Botafogo, quinta-feira (2), pela Copa do Brasil, é oportunidade para encerrar jejum

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2024 às 16:01

Luiz Adriano marcou um gol com a camisa do Vitória
Luiz Adriano marcou um gol com a camisa do Vitória Crédito: VICTOR FERREIRA / ECV

Os atacantes do Vitória estão em dívida no Brasileirão. Nenhum dos sete mandados a campo pelo técnico Léo Condé conseguiu estufar a rede nas rodadas iniciais do torneio nacional. Artilheiros do Campeonato Baiano, com cinco gols cada, Osvaldo e Alerrandro foram mantidos no time titular diante de Palmeiras, Bahia e Cruzeiro, mas passaram em branco, assim como Mateus Gonçalves, Iury Castilho, Luiz Adriano, Léo Gamalho e Janderson, utilizados no decorrer dos jogos.

Os únicos jogadores que encontraram o caminho do gol adversário foram o zagueiro Wagner Leonardo e o meia aramador Matheuzinho, ambos no empate em 2x2 no clássico Ba-Vi. O terceiro tento a favor do Vitória foi por demérito adversário. Lucas Silva, do Cruzeiro, marcou contra na derrota rubro-negra por 3x1, no Mineirão. Na estreia na Série A, derrota em casa, por 1x0, para o Palmeiras.

O baixo desempenho ofensivo contribuiu para a situação incômoda na tabela. O Vitória amarga a zona de rebaixamento, na 18ª posição, com apenas um ponto, atrás apenas de Atlético-GO e Cuiabá, adversário com duelo pendente com o rubro-negro. O jogo contra a equipe do Mato Grosso, válido pela 2ª rodada, foi adiado e ainda não tem nova data definida.

No Brasileirão, os atacantes do Vitória vão ter nova chance de escrever placar positivo no domingo (5), às 16h, quando o time recebe o São Paulo, no Barradão. Antes, vão encarar um duelo em que colocar a bola na rede é ainda mais urgente.

Na quinta-feira (2), às 19h, o rubro-negro visita o Botafogo, no Engenhão, na terceira fase da Copa do Brasil. Será a estreia do Leão no torneio mata-mata. O jogo de volta, que definirá quem avança às oitavas de final, acontece em 21 de maio, em Salvador.

É o momento ideal para acabar com o jejum dos atacantes. Além de artilheiros do estadual, Osvaldo e Alerrandro são também os maiores goleadores do Vitória na temporada, com seis gols cada, mas já não estufam a rede há mais de um mês. A última vez de Alerrandro foi em 21 de março, no Ba-Vi da fase classificatória da Copa do Nordeste. Osvaldo está há mais tempo sem marcar, desde 17 de março, contra o Barcelona de Ilhéus, pelo Baiano.

Iury Castilho é o vice-artilheiro do time na temporada. Ele comemorou quatro gols este ano, o último deles em 31 de março, no primeiro Ba-Vi das finais do Baiano. Mateus Gonçalves aparece na sequência no ranking, com três tentos, dois deles marcados nesse mesmo clássico.

Zé Hugo disputou 20 jogos, apenas dois deles como titular. Marcou dois gols, o último deles em 10 de março, contra o Barcelona de Ilhéus, pelo Baiano. Luiz Adriano e Léo Gamalho anotaram um gol cada, ambos contra o Treze, na Copa do Nordeste, em 28 de março. O equatoriano Eryc Castillo, assim como Everaldo, lesionado, Fábio, revelado na base, e o recém-chegado Janderson, não marcaram gols com a camisa do Vitória ainda.