Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Força da torcida: Líder de público na Série B 2023, Vitória também tem número superior a sete clubes da Séria A

Papel da nação rubro-negra foi fundamental para as conquistas do acesso e do título nacional nessa temporada

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 30 de dezembro de 2023 às 05:00

Torcida do Vitória foi a que levou mais público aos estádios na Série B do Brasileiro 2023
Torcida do Vitória foi a que levou mais público aos estádios na Série B do Brasileiro 2023 Crédito: VICTOR FERREIRA / ECV

O ano de 2023 foi colossal para o Vitória. O clube não apenas conseguiu o tão sonhado retorno à elite do futebol brasileiro após cinco anos, como também conquistou o primeiro título nacional de sua história ao erguer a taça de campeão da Série B. Para alcançar tais feitos, o time teve apoio de peso na arquibancada e os números mostram que ele fez a diferença na campanha de sucesso dessa temporada.

Time e torcida do Vitória foram campeões na Série B deste ano. O Leão levou ao Barradão um total de 433.992 pagantes nos 19 jogos como mandante que disputou no campeonato. A média foi de 22.842 pessoas por partida.

Empurrado pela galera da arquibancada, o rubro-negro venceu 14 vezes, empatou três e perdeu apenas duas. O aproveitamento foi de 78,9% dentro do próprio estádio, o melhor entre os 20 clubes participantes.

Com números totais bem inferiores, outros dois nordestinos ocupam as duas posições seguintes no ranking de público da Série B. Em 14 jogos, o Sport levou 259.147 pagantes ao estádio, com média de 18.511 por duelo, Já o Ceará teve um público total de 270.852 em 15 partidas, o que representa uma média de 18.057 pessoas. Em função de punições do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a equipe pernambucana não teve público pagante em cinco jogos e a cearense em quatro.

A força da torcida do Vitória se impôs não apenas perante os clubes da Série B. O rubro-negro baiano também teve número de público superior a sete clubes da Séria A em 2023: Athletico-PR, Coritiba, Cuiabá, Santos, Goiás, Bragantino e América-MG.

O público do Vitória foi semelhante ao também rubro-negro Athletico-PR, que se classificou para a Copa Sul-Americana, ao terminar a Série A na 8ª colocação. O Furacão recebeu no total 423.374 pagantes, em 19 jogos, 22.283 em média.

Mesmo disputando uma divisão de acesso, o Vitória levou quase quatro vezes mais público ao estádio do que o Bragantino, que garantiu vaga na pré-Libertadores, ao ficar na 6ª posição da Série A. Apesar do bom desempenho dentro de campo, a equipe do interior de São Paulo teve o segundo pior público da elite nacional. Em 19 partidas em casa, o time de Bragança foi visto de perto por apenas 114.870 pessoas, 6.046 por confronto.

O papel de destaque da torcida do Vitória na campanha de acesso à Série A foi reconhecido por jogadores e integrantes da comissão técnica ao longo de todo o campeonato. Em entrevista concedida ao CORREIO, após erguer a taça de campeão da Série B, o técnico Léo Condé falou sobre a relação da torcida com o time durante a caminhada em busca dos objetivos.

“Foi criada uma sinergia muito grande entre torcida e time, desde o primeiro jogo contra a Ponte Preta. Ali já criou uma simbiose muito legal, e durante todos os jogos, nós sempre nos sentimos muito acolhidos no Barradão, com o torcedor incentivando do primeiro ao último minuto, fazendo uma grande festa, mas acima de tudo mandando muita energia positiva. Eu acho que essa parceria foi fundamental para a gente conseguir essa campanha consistente dentro do Barradão”, afirmou o treinador.