Exposição Matinê leva o universo lúdico dos estudantes baianos ao Shopping Paseo

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 12 de outubro de 2015 às 16:22

- Atualizado há 10 meses

Universo infantil é explorado pelo artista mineiro Mike Sam Chagas, no Shopping PaseoValorizando a cultura e suas expressões artísticas, o Shopping Paseo Itaigara apresenta a exposição Matinê, com pinturas do artista mineiro radicado em Salvador, Mike Sam Chagas. A mostra reúne 11 trabalhos, todos eles em óleo sobre tela, fazendo uma retrospectiva sobre a produção dos últimos anos do artista, focada no universo lúdico dos estudantes da capital baiana. Matinê é uma iniciativa do Circuito Sala de Arte, com a coordenação de Marcelo Sá.  Matinê, palavra usada para se referir às sessões de cinema vespertinas, geralmente destinadas ao público juvenil, reflete o tom destas pinturas que são fruto do convívio diário com certos lugares do centro da cidade, povoado em toda a sua extensão por diversos colégios.  O Campo Grande, Passeio Público, Mirante dos Aflitos, Largo Dois de Julho, são espaços que pertencem a uma Salvador adolescente, onde a contemplação e o ócio são as atividades fundamentais do dia.

Nestes cenários e com estes personagens entram em cena, como elemento decorativo, os jogos eletrônicos oriundos de uma adolescência distante do próprio artista, vivida dentro dos fliperamas, onde o jogo cumpria um papel de fábula, excedendo a própria realidade. Namorar, jogar, ficar à toa, é o que fazem estes colegiais soteropolitanos nas pinturas de Mike Sam Chagas, que podem causar a impressão de um ‘elogio à juventude’. Mas antes disso, pretendem ser um ‘elogio à contemplação’ que é a condição primária da pintura. Serviço: Exposição Matinê (Galeria do Mezanino na SaladeArte do Cine Paseo, Shopping Paseo Itaigara). Visitação diária, das 13h às 20h30. Até 2/11.