Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Priscila Natividade
Publicado em 16 de julho de 2018 às 06:00
- Atualizado há 2 anos
Elas reformularam o conceito tradicional de alguns segmentos de negócio e até de modelos saturados. São franquias que apostaram em um perfil único e têm quase nenhuma ou pouca concorrência. Em um mercado onde se existe franquia de todo tipo de coisa, as mais diferentes se destacam pela inovação. O CORREIO encontrou pelo menos dez ideias inusitadas de negócio. Tem franquia com pegada gourmet, inspirada em filme e até um modelo que mudou o conceito de pizzaria (veja abaixo). >
“O modelo de franquias vem se reinventando e abrindo espaço para negócios que você nunca viu na área. Desde que esteja bem montado, lucrativo e replicável, você pode ter como franquia”, destaca a diretora da GSPP Consultoria em Varejo e Serviços, Mercia Vergili.>
Entre as opções está a franquia Mundo Cheff, que aproveitou a onda gourmet e a participação do cozinheiro e um dos sócios, Raul Lemos, em uma das edições do programa Masterchef para ganhar mais expansão. Com a venda de de utensílios de culinária exclusivos e a curadoria de Raul, a meta é implantar 10 quiosques este ano.“A televisão está cheia de programas de culinária. Tudo isso fez crescer um mercado muito favorável. Não é só vender o produto, mas a experiência”, avalia um dos sócios, Rodrigo Chiavenato. >
‘Diferentonas’ Segundo o presidente da Oven, Rafael Soares, até o final do ano Salvador deve ganhar a primeira franquia da empresa (Foto: Divulgação) Imagine montar sua própria pizza, escolher os ingredientes em um toten digital e depois aguardar dois minutos para ela ficar pronta? Esta é a proposta da Oven Pizza Customizada. A franquia pegou um segmento comum e um produto mais comum ainda e inovou no jeito. A previsão é de que a primeira loja na Bahia chegue em Salvador ainda este ano. “A pizza, enquanto produto, não tem nada de inovador. A inovação está na forma de entregá-la. O processo é todo automatizado e isso também é uma solução inovadora para o mercado”, afirma o presidente da Oven, Rafael Soares. >
O segmento de educação é mais um que saiu da caixinha com uma escola especializada em Rock’n’Roll. A School of Rock é a franquia brasileira da escola americana que ganhou fama depois do filme Escola de Rock, estrelado por Jack Black, como lembra o presidente da escola no Brasil, Paulo Portela. “É uma franquia que mexe com uma paixão. Vimos no modelo a capacidade de desenvolver outras competências que uma escola de música tradicional não toca”. A depender do tamanho da escola, o investimento inicial na School of Rock é de R$ 300 mil, como aponta o presidente da franquia no Brasil, Paulo Portela (Foto: Divulgação) DEZ FRANQUIAS INOVADORAS >
1. Ginástica do Cérebro A franquia atua na área de neuroeducação. A metodologia da escola estimula a capacidade cognitiva de crianças a idosos. O kit de abertura da unidade bronze custa, aproximadamente, R$ 18 mil. ginasticadocerebro.com.br>
2. Mundo Cheff A primeira franquia de utensílios culinários do país tem como um dos sócios o cozinheiro e ex-participante do reality de gastronomia Masterchef Raul Lemos. A empresa lançou, na última edição da ABF Franchising Expo, o formato quiosque. O investimento é de R$ 88 mil, com faturamento mensal estimado em R$ 28 mil. www.mundocheff.com.br>
3. School of Rock A escola americana ganhou fama mundial após virar filme, com o mesmo nome, estrelado pelo ator Black Jack (School of Rock, 2004). A franquia brasileira da escola de música tem atualmente mais de 2 mil alunos distrubuídos em oito unidades e mais um posto avançado. O investimento inicial, a depender do tamanho da escola, varia de R$ 300 a R$ 800 mil. franchising.schoolofrock.com>
4. Inoivando A rede de franquias de marketing digital é focada no segmento de casamentos e eventos para noivas. O investimento total está estimado em R$ 32 mil com retorno em 16 meses. franquia. inoivando.com.br>
5. VR Gamer Com a aposta de tecnologia interativa, a franquia atua no setor de games e experiências em realidade virtual. O investimento mínimo, no modelo enxuto, é de R$ 170 mil, incluindo taxa de franquia, aparelhagem e obra. Para lojas maiores, o investimento chega aos R$ 330 mil. O tempo de retorno está estimado em até 24 meses. vrgamer.com.br/franquia>
6. Sigbol Fashion A escola de corte e costura tem investimento a partir de R$ 17 mil, no modelo basic, R$ 49 mil na versão smart e R$ 115 mil no formato full. Atualmente, são 23 unidades no país. A fraquia oferece mais de 50 opções de cursos profissionalizantes na área de confecção e moda. www.sigbol.com.br/franquias>
7. Oven Pizzaria Customizada A franquia inovou na forma de fazer pizza, ao oferecer para o consumidor a possibilidade de montar a sua e assá-la em apenas dois minutos. O modelo Box tem investimento total de R$ 225 mil - incluindo obra civil, equipamentos, projetos, taxa de franquia e comunicação visual. A loja Full sai por R$ 455 mil. oven.com.br>
8. Jereissati Pavimentos A franquia trabalha com a venda e aplicação de asfalto para pequenas obras, como operações tapa-buracos, tapa- valas, calçadas, estacionamentos, pátios e vias de condomínios. O investimento inicial é de R$ 15 mil com faturamento mensal estimado em R$ 20 mil no modelo de franquia incubada, onde o franqueado utiliza a sede do franqueador. franquia.com.br/franquia/jereissati-pavimentos/>
9. Yru Organizer A franquia é especializada em organização de interiores. Entre os serviços estão a consultoria, venda de produtos e também a promoção de cursos. O investimento é de R$ 150 mil, com retorno de 24 a 30 meses. yru.com.br/franquias>
10. Nutrimais A rede atua no segmento de suplementação alimentar para animais e dispõe de dois modelos de negócio: a loja física ( investimento de R$ 99 mil) e o Home Office (R$ 34,9 mil). No formato mais enxuto, a taxa inclui 1 tonelada de produtos com projeção de faturamento mensal em torno de R$ 40 mil e com prazo de retorno do investimento em até seis meses. nutrimais.ind.br/franquia >