Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Fora da caixa: 10 modelos que apostaram em segmentos diferentes

Tem franquia de tudo no mercado, de utensílios de cozinha à escola de rock; veja as ideias mais inovadoras

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 16 de julho de 2018 às 06:00

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Foto: Divulgação/ Andre Miranda

Elas reformularam o conceito tradicional de alguns segmentos de negócio e até de modelos saturados. São franquias que apostaram em um perfil único e têm quase nenhuma ou pouca concorrência. Em um mercado onde se existe franquia de todo tipo de coisa, as mais diferentes se destacam pela inovação. O CORREIO encontrou pelo menos dez ideias inusitadas de negócio. Tem franquia com pegada gourmet,  inspirada em filme e até um modelo que mudou o conceito de pizzaria (veja abaixo). 

“O modelo de franquias vem se reinventando e abrindo espaço para negócios que você nunca viu na área. Desde que esteja bem montado, lucrativo e replicável, você pode ter como franquia”, destaca a diretora da GSPP Consultoria em Varejo e Serviços, Mercia Vergili.

Entre as opções está a franquia Mundo Cheff, que aproveitou a onda gourmet e a participação do cozinheiro e um dos sócios, Raul Lemos, em uma das edições do programa Masterchef para ganhar mais expansão. Com a venda de de utensílios de culinária exclusivos e a curadoria de Raul, a meta é implantar 10 quiosques este ano.“A televisão está cheia de programas de culinária. Tudo isso fez crescer um mercado muito favorável. Não é só vender o produto, mas a experiência”, avalia um dos sócios, Rodrigo Chiavenato. 

‘Diferentonas’ Segundo o presidente da Oven, Rafael Soares, até o final do ano Salvador deve ganhar a primeira franquia da empresa (Foto: Divulgação) Imagine montar sua própria pizza, escolher os ingredientes em um toten digital e depois aguardar dois minutos para ela ficar pronta? Esta é a proposta da Oven Pizza Customizada. A franquia pegou um segmento comum e um produto mais comum ainda e inovou no jeito. A previsão é  de que a primeira loja na Bahia chegue em Salvador ainda este ano. “A pizza, enquanto produto, não tem nada de inovador. A inovação está na forma de entregá-la. O processo é todo automatizado e isso também é uma solução inovadora para o mercado”, afirma o presidente da Oven, Rafael Soares. 

O segmento de educação é mais um que saiu da caixinha com uma escola especializada em Rock’n’Roll. A School of Rock é a franquia brasileira da escola americana que ganhou fama depois do filme Escola de Rock, estrelado por Jack Black, como lembra o presidente da escola no Brasil, Paulo Portela. “É uma franquia que mexe com uma paixão. Vimos no modelo a capacidade de desenvolver outras competências que uma escola de música tradicional não toca”.  A depender do tamanho da escola, o investimento inicial na School of Rock é de R$ 300 mil, como aponta o presidente da franquia no Brasil, Paulo Portela (Foto: Divulgação) DEZ FRANQUIAS INOVADORAS 

1. Ginástica do Cérebro A franquia atua na área de neuroeducação. A metodologia da escola estimula a capacidade cognitiva de crianças a idosos. O kit de abertura da unidade bronze custa, aproximadamente, R$  18 mil. ginasticadocerebro.com.br

2. Mundo Cheff  A primeira franquia de utensílios culinários do país tem como um dos sócios o cozinheiro e ex-participante do reality de gastronomia Masterchef Raul Lemos. A empresa lançou, na última edição da ABF Franchising Expo, o formato quiosque. O investimento é de R$ 88 mil, com faturamento mensal estimado em R$ 28 mil. www.mundocheff.com.br

3. School of Rock A escola americana ganhou fama mundial após virar filme, com o mesmo nome, estrelado pelo ator Black Jack (School of Rock, 2004). A franquia brasileira da escola de música tem atualmente  mais de 2 mil alunos distrubuídos em oito unidades e mais um posto avançado. O investimento inicial, a depender do tamanho da escola, varia de R$ 300 a R$ 800 mil. franchising.schoolofrock.com

4. Inoivando  A rede de franquias de marketing digital é focada no segmento de casamentos e eventos para noivas. O  investimento total está estimado em R$ 32 mil com retorno em 16 meses. franquia. inoivando.com.br

5. VR Gamer  Com a aposta de tecnologia interativa, a franquia atua no setor de games  e experiências em realidade virtual. O investimento mínimo, no modelo enxuto, é de R$ 170 mil, incluindo taxa de franquia, aparelhagem e obra. Para lojas maiores, o investimento  chega aos R$ 330 mil. O tempo de retorno está estimado em até 24 meses. vrgamer.com.br/franquia

6. Sigbol Fashion A escola de corte e costura tem investimento a partir de R$ 17 mil, no modelo basic, R$ 49 mil na versão smart e R$ 115 mil no formato full. Atualmente, são 23 unidades no país. A fraquia oferece mais de 50 opções de cursos profissionalizantes na área de confecção e moda. www.sigbol.com.br/franquias

7. Oven Pizzaria Customizada  A franquia inovou na forma de fazer pizza, ao oferecer para o consumidor a possibilidade de montar a sua e assá-la em apenas dois minutos. O modelo Box tem investimento total de  R$ 225 mil - incluindo obra civil, equipamentos, projetos, taxa de franquia e comunicação visual. A loja Full sai por  R$ 455 mil. oven.com.br

8. Jereissati Pavimentos A franquia trabalha com a venda e aplicação de asfalto para pequenas obras, como operações tapa-buracos, tapa- valas, calçadas, estacionamentos, pátios e vias de condomínios. O investimento inicial é de R$ 15 mil com faturamento mensal estimado em R$ 20 mil no modelo de franquia incubada, onde o franqueado utiliza a sede do franqueador. franquia.com.br/franquia/jereissati-pavimentos/

9. Yru Organizer A franquia é especializada em organização de interiores. Entre os serviços estão a consultoria, venda de produtos e também a promoção de cursos. O investimento é de R$ 150 mil, com retorno de 24 a 30 meses.  yru.com.br/franquias

10. Nutrimais  A rede atua no segmento de suplementação alimentar para animais e dispõe de dois modelos de negócio: a loja física ( investimento de R$ 99 mil) e o Home Office (R$ 34,9 mil). No formato mais enxuto, a taxa inclui 1 tonelada de produtos com projeção de faturamento mensal em torno de R$ 40 mil e com prazo de retorno do investimento em até seis meses. nutrimais.ind.br/franquia