Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Pior terremoto da história provocou 833 mil mortes na China

Saiba quais foram as dez piores tragédias sísmicas da história

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2010 às 18:49

 - Atualizado há 2 anos

O terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o Haiti na noite de terça-feira (12) foi o mais forte em 200 anos na região, causando uma grande devastação no país. Outros países também já sofreram tragédias como estas, e até mesmo piores. Confira abaixo uma lista com os dez terremotos mais mortais de todos os tempos, documentados pelo Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS).

1) Shaanxi (Shensi) - China - 1556: Números oficiais dão conta de que, no total, 833 mil pessoas morreram no terremoto de magnitude 8 graus na escala Richther. Além disso, a maioria dos templos foi destruída, assim como as casas, e toda a região entrou em um colapso com a falta de água e abastecimento.

2) Tangshan - China - 1976: A China é um dos países que mais sofreram com terremotos no mundo, principalmente por apresentar diversas irregularidades tectônicas. Neste segundo pior da história, um terromoto de 7.5, graus na escala Ricther, 255 mil pessoas morreram segundo os números oficiais. A estimativa, no entanto, é de que 655 mil tenham morrido de fato e 790 mil tenham ficado gravemente feridas.

3) Aleppo - Síria - 1138: Foi um total de 230 mil mortes. Pela data longínqua, não há muitas informações sobre a tragédia.

4) Sumatra - 2004: Na região de Sumatra, que fica localizada na Oceania, um terremoto de 9 graus na escala Richter matou mais de 227 mil pessoas, sem contar um número incalculável de desaparecidos.

5) Damghan - Irã - 856: A única informação que o Centro de Pesquisa Geológica dos EUA possui é a de que foram 200 mil mortes.

6) Haiyuan, Ningxia (Ning-hsia) - China - 1920: Um terremoto de 7.8 graus na escala Ricther matou 200 mil pessoas, além de ter causado uma grande destruição nas cidades e a população completamente desabrigada.

7) Ardabil - Irã - 893: Neste terremoto no Irã, sem medição de magnitude na época, 150 mil pessoas morreram.

8) Kanto (Kwanto) - Japão - 1923. Ainda na Ásia, o terremoto de 7.9 graus na escala Richter matou mais de 142 mil pessoas (número oficial: 142.800 mortes). As regiões de Tóquio e Yokohama sofreram uma extrema destruição e mais de 690 mil casas foram abaixo.

9) Ashgabat, Turkmenistan - União Soviética - 1948: Casas danificadas, construções demolidas e trens descarrilhados. Esta foi a situação causada por um terremoto de 7.3 graus na escala Richter, causando a morte de 110 mil pessoas. Fontes disseram, inicialmente, que 10 mil haviam morrido, mas depois o número foi corrigido.

10) Chihli - China - 1290: Também de acordo com o Centro de Pesquisa Geológica dos Estados, a tragédia na região de Chihli deixou um total de 100 mil pessoas mortas.Veja também