SpaceX de Elon Musk adia pela 4ª vez lançamento de foguete à Lua

A prorrogação marca a quarta tentativa de uma empresa privada de enviar uma espaçonave na superfície lunar. Entenda os motivos do adiamento da SpaceX

  • Foto do(a) author(a) Rede Nordeste, O Povo
  • Rede Nordeste, O Povo

Publicado em 14 de fevereiro de 2024 às 20:14

Tentativa da SpaceX é a quarta de uma empresa privada para pouso na superfície lunar (Imagem ilustrativa)
Tentativa da SpaceX é a quarta de uma empresa privada para pouso na superfície lunar (Imagem ilustrativa) Crédito: Reprodução/YouTube

A fabricante de sistemas aeroespaciais SpaceX cancelou na terça-feira, 13, o lançamento do foguete Falcon 9 e realocou a sua data para a quinta-feira, 15. O adiamento foi incentivado devido às temperaturas “fora do nominal” do combustível metano.

A prorrogação é a quarta vez que uma empresa privada tenta pousar na Lua, um feito que se consagraria como o primeiro em mais de 50 anos. A SpaceX realiza o projeto em nome da Intuitive Machines, que pretende enviar um módulo de pouso projetado no Falcon 9.

A nova previsão de lançamento foi programada para a quinta-feira, 15 de fevereiro, às 3 horas da manhã (horário de Brasília), no Centro Espacial Kennedy da Nasa, no estado da Flórida.

Quantos países já aterrissaram na Lua?

Apenas cinco nações já alcançaram o feito de pousar na Lua, mas a antiga União Soviética e os Estados Unidos foram os únicos com astronautas na superfície do satélite natural.

A China teve o seu primeiro pouso bem-sucedido em 2013, enquanto a Índia chegou ao quarto lugar em 2023.