Afro Fashion Day: conheça os vencedores que vão para a passarela

Jovens talentos foram selecionados em bairros de Salvador e desfilarão no dia 24 no Museu Du Ritmo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2018 às 22:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr/CORREIO

A noite desta segunda (12) ficou na memória das cerca de 200 pessoas eufóricas que foram ao Teatro Eva Herz (Livraria Cultura), no Salvador Shopping, assistir à  grande final das seletivas de bairro para modelos não agenciados promovida pelo Afro Fashion Day, projeto do CORREIO realizado em homenagem ao mês da Consciência Negra. De 518 inscritos nas cinco seletivas feitas no Curuzu, Plataforma, Tancredo Neves, Pelourinho e Itapuã, dois jovens foram os grandes vencedores da final e irão desfilar no dia 24, no Museu du Ritmo, ao lado dos segundos e terceiros colocados.  Para ir ao desfile, aberto ao público, é preciso se inscrever no link bit.ly/AfroFashionDay2018. A jornalista Midiã Noelle conduz o bate-papo com Madalena Bispo e Renato Carnerio O evento contou ainda com um bate-papo sobre moda e afroempreendedorismo com falas de Madalena Bispo, da Negrif, de Renato Carneiro, da  Katuka Africanidades e representante da Associação Nacional da Moda Afro Brasileira (Anamab), com mediação da jornalista Midiã Noelle, do site A Lista Negra. 

Para a mestre de cerimônias Najara Black, da N’Black, o evento deste ano superou o de 2017 pela grande participação do público. "A plateia ajudou muito. Foi mais responsiva e incentivou candidatos e jurados". A estilista Carol Barreto  considerou a final revolucionária por ressignificar padrões e servir como espaço de representatividade. "Foi importante ver a faixa etária de  jovens presentes. Na minha infância não tive nada assim". Paula Magalhães, jornalista editora do caderno Bazar, disse que usou como critério de escolha dos seus preferidos a atitude. "A pessoa não precisa ser magra, mas precisa saber se impor e expressar".  Dos 518 jovens inscritos, 24 chegaram à final Elemento esse que a queridinha da noite tinha de sobra. Uma das mais votadas pelo jeito alegre, a adolescente Jule Santos, 18 anos, disse que seu diferencial foi ser empoderada. "Gosto de passar segurança. De mostrar que sou mulher e capaz", conta a moradora do Bairro da Paz. Representando a Região Metropolitana, Leideane Oliveira, 21, ficou em 1º lugar da seletiva feminina e revelou que passou por muita dificuldade até alcançar o sonho de desfilar na passarela mais negra do Brasil. "Nasci em Mundo Novo, por pouco desisti. Além de entrar no Afro,  também fui escolhida como Garota da Base, em Itinga, onde moro". Jonas Bueno carregou o número dez no peito e levou o primeiro lugar  Já Alan Mendes, 20, de Pituaçu, disse que se sentiu especial, mas lamentou pelos amigos não selecionados. "Todos deveriam ser aprovados para sentir essa sensação inexplicável". Para Jonas Bueno, 25, 1º lugar da seletiva masculina, o Afro Fashion Day proporciona "inclusão e não exclusão". "Nós não somos só pedaço de carne para mostrar tecido, somos pessoas", destaca o jovem que criou o projeto Focus Moda, voltado para 200 jovens  de Fazenda Coutos III, comunidade onde reside. 

Para Vitória do Carmo a noite foi de realização de algo que se preparou a vida toda."O resultado nos faz acreditar que é possível sonhar. As coisas podem ser reais". Assim como ela, que possui um cabelo poderoso, Ícaro Silva completa o time de modelos campeões.  Primeiro lugar na final das seletivas 2018, Leideane Oliveira veio de Mundo Novo para Salvador O júri foi formado por Carol Barreto, estilista, pesquisadora e colunista da Revista Raça; Claudio Colavolpe, empresário e fotógrafo, responsável pelo ateliê de impressão Cláudio Colavolpe Photo Art; Dany Brugni, modelo e empresária; Dino Neto, beauty artist, assina a beleza do Afro Fashion Day desde a 1ª edição; Fagner Bispo, produtor de moda e curador do Afro Fashion Day; Filipe Ratz, diretor de conteúdo da Califórnia Media House; Júlia Gonzalez, diretora da empresa ODM Office; Leo Amaral, produtor de moda do caderno Bazar, do jornal Correio; Linda Bezerra, editora-chefe do jornal Correio; Paula Magalhães, editora do Bazar e apresentadora do Expresso da Moda no programa Mosaico, na TV Bahia; e Phaedra Brasil, consultora de moda do Senac Bahia.

Além dos seis vencedores da noite desfilarem na passarela mais negra do Brasil, os quatro colocados do segundo e terceiro lugar ganharam uma assinatura semestral digital do jornal Correio e os primeiros colocados ganharam uma assinatura anual digital do Correio, além do Clube Correio e os benefícios de ser assinante.

Os primeiros colocados receberam também um ensaio fotográfico assinado pelo ateliê de impressão Cláudio Colavolpe Photo Art, R$ 150 em produtos da Soul Dila, R$ 100 em produtos da Tempt, um curso de moda oferecido pela Escola Baiana de Arte e Moda – EBAM, um kit de bijus da By Aninha Atelier Criativo, presentes da Madá Negrif e da N Black e uma sunga da grife de beachwear Sungas Oliver (para o vencedor masculino).

O Afro Fashion Day é realizado pelo CORREIO com apoio institucional da Prefeitura de Salvador e apoio do Salvador Shopping, Sebrae, Casa Salvador, Califórnia Media House e Vizzano.