Arcebispo australiano é condenado por acobertar abuso sexual

Philip Wilson, 67 anos, encobriu abusos de um sacerdote a dois meninos na década de 1970

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2018 às 10:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O arcebispo de Adelaide, Philip Wilson, 67 anos, foi condenado nesta terça-feira (22) por acobertar abusos sexuais cometidos pelo sacerdote James Fletcher contra dois meninos na década de 1970. O caso ocorreu em uma igreja em Hunter Valley, ao norte de Sydney, Austrália.

Wilson pode pegar uma pena de dois anos de prisão. Depois de pagar fiança, ele foi colocado em liberdade até a audiência em que será dada sua sentença, que será realizada no dia 9 de junho. A procuradoria pedirá o seu ingresso em prisão preventiva.

Diante do veredito do juiz Robert Stone, o sacerdote se declarou inocente e diz estar decepcionado com a condenação. Durante seu depoimento no mês passado, Wilson, que sofre de princípios de Alzheimer mas não toma medicação que o ajude com a memória, disse que não se lembrava se os dois meninos lhe disseram que foram abusados por Fletcher.

De acordo com informações do G1, o procurador Gareth Harrison alegou que Wilson estava implicado no encobrimento para proteger a imagem da Igreja Católica. Fletcher foi declarado culpado de nove casos de abuso sexual a menores e morreu em 2006 na prisão, quando cumpria uma condenação de quase 8 anos.