Brasileiro será deportado por mentir sobre ameaça de ataque a escola nos EUA

Vivendo ilegal no país, ele inventou ameaça para tentar incriminar namorado da ex

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2019 às 22:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

Um brasileiro que mora ilegalmente nos EUA vai ser deportado depois de tentar incriminar o namorado da ex-mulher em uma falsa ameaça de tiroteio em uma escola no país. 

Clébio de Lima, 43 anos, foi condenado em uma corte federal por fazer o alerta falso para o Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS, em inglês). Ele afirmou que haveria um ataque armado contra uma escola no sul de Boston em 2018, diz comunicado divulgado nesta sexta (2) pelo Departamento de Justiça.

Em junho, ele se declarou culpado de duas acusações de declarações falsas prestadas às autoridades. Na quarta, ele foi sentenciado a 23 semanas de prisão - que já cumpriu - e agora deve ser deportado para o Brasil.

Clébio vivia ilegalmente em Quincy, subúrbio de Boston. Na carta que ele mandou ao órgão, afirmam que um homem identificado como "Mário" iria atacar a escola. A mensagem não estava assinada e foi escrita em português. As autoridades receberam a correspondência em fevereiro do ano passado.

"Eu peço que façam algo, eu confio em vocês. Obrigado pela grande segurança deste país", dizia a carta. O FBI foi acionado para investigar o caso e identificou que se tratava de uma invenção de Clébio para tentar fazer com que o novo namorado da ex fosse preso.