Camarote em Ondina é interditado e não poderá funcionar no Carnaval

Espaço não possuía saída de emergência e não tinha acessibilidade

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  • Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2019 às 18:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O camarote Rotas e Festas, em Ondina, foi interditado nesta quarta-feira (27) pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), por não apresentar projeto de montagem da estrutura, além de não atender às normas de segurança exigidas. Diante disso, o órgão se recusou a conceder a licença e não autoriza o funcionamento do espaço durante o Carnaval de 2019.

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As vistorias mostraram que a estrutura não apresentava saídas de emergência, acessibilidade e não seguia as normas da ABNT.

“Não podemos permitir que uma estrutura irregular coloque em risco a vida dos foliões e dos trabalhadores. O responsável foi orientado a resolver as pendências junto ao órgão, mas não o fez e, por isso, o camarote não fará parte do Carnaval de Salvador. Nossas prioridades são a segurança dos foliões e o ordenamento da festa”, explica o titular da Sedur, Sérgio Guanabara.

A estrutura já havia sido notificada dos problemas estruturais no último dia 9 e foi orientada a regularizar a situação junto à secretaria. Dez dias depois, o camarote foi embargado e autuado por não atender à notificação. 

Como a empresa não cumpriu as solicitações, a Sedur solicitou a desmontagem imediata do camarote.

Veja o que fazer caso seja um folião: A pedido do CORREIO, o diretor de Fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas, listou dicas e cuidados que o consumidor deve ter na hora de comprar o acesso a um camarote. Confira:

1. Compre ingressos e abadás de lojas oficiais. Evite comprar na mão de atravessadores (cambistas). As lojas oficiais são fiscalizadas pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e é mais seguro comprar por lá. Evite produtos falsos.

2. Guarde comprovantes e prints da compra. Na hora de comprar o camarote, bloco ou serviço, guarde todos os comprovantes possíveis. Desde os anúnicos das ofertas (se é all inclusive, open bar), até as notas fiscais. As informações são importantes, caso haja algum descumprimento.

3. Cuide do orçamento doméstico. O consumidor deve consumir de forma consciente, sem comprometer o orçamento doméstico.

4. Fique de olho nas reclamações comuns. As reclamações dos consumidores costumam ser de descumprimento do que foi ofertado, seja marca de bebida, seja produto vencido. Preste atenção também ao horário do camarote.

5. Denuncie. Utilize o aplicativo Procon BA Mobile para realizar qualquer denúncia à Superintendência. Há opção para anexar fotos de provas, por exemplo. O aplicativo está disponível para Android e iOs.