Carnaval: prefeitura estima aumento de 10% do número de foliões nas ruas

Dados são baseados na quantidade de pessoas que usaram o transporte público

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de março de 2019 às 19:36

- Atualizado há um ano

O primeiro dia oficial do Carnaval de Salvador foi marcado pela tranquilidade nos circuitos e aumento do número de pessoas que utilizaram o transporte público, em comparação ao mesmo período do ano passado. A afirmação foi dada pelo prefeito ACM Neto, após reunião de avaliação com secretários e gestores municipais nesta sexta-feira (1°), na Sala de Imprensa Oficial Paulo Gaudenzi, no Campo Grande.

“O primeiro dia foi ótimo, mesmo porque temos um Carnaval de muita tranquilidade, com redução do número de episódios violentos na rua, assim como de assaltos a coletivos, e a gente comemora esse fato. Por outro lado, houve muita gente na rua. Calculamos que houve até 10% de aumento do número de pessoas conduzidas pelos diversos modais de transporte público e isso foi algo positivo. A abertura do Carnaval foi muito boa, a operação funcionou bem e agora é se preparar para esse segundo dia”, salientou ACM Neto.

Já o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, afirmou que o primeiro dia oficial de Carnaval foi "espetacular". "A Barra teve a melhor quinta-feira dos últimos anos. Grandes estrelas da música baiana cantando pro folião pipoca. Tivemos ainda diversos blocos e camarotes cheios. Em paralelo, o Campo Grande contou com a magia dos blocos de samba. Foi uma noite de puro sucesso, e o fluxo dos desfiles correndo como o previsto”, avaliou.

Edington ainda elogiou o público que acompanhou o primeiro dia de Torre Eletrônica no Farol da Barra e a Arena Multicultural, na Cruz Caída. “Nosso Carnaval plural é assim, tem para todos os gostos. Só a gente consegue trazer paras ruas essa diversidade. Foi um primeiro dia de sucesso”, declarou o gestor.

Números Segundo a Saltur, o primeiro dia oficial de Carnaval em Salvador foi proveitoso para os foliões que foram curtir em todos os circuitos oficias da festa. No circuito Dodô (Barra/Ondina), onde o desfile iniciou pela tarde, 36 atrações animaram o público, inclusive aquelas do Furdunço, movimento que trouxe, dentre diversas atrações, a banda BaianaSystem. 

Ainda no Circuito Dodô passaram as bandas Mudei de Nome, Armandinho, Dodô e Osmar, que também se apresentaram pelo Furdunço, e as cantoras Cláudia Leitte e Daniela Marcury, com trios para o público pipoca apoiados pela Prefeitura.

Já no circuito mais tradicional do Carnaval, o Osmar (Campo Grande), 24 atrações arrastaram o público, dentre as quais Léo Santana, Psirico e É o Tchan. Os números ainda foram positivos para o Contrafluxo, que teve oito blocos. 

No bairro do Nordeste de Amaralina, onde a folia teve início na quarta-feira (27), já passaram 19 atrações. A Saltur estima que o Carnaval no bairro atraiu 73 mil foliões também em ambas as datas.