CPI da Petrobras convoca Barusco, Gabrielli e Graça Foster

O primeiro a ser ouvido, já na próxima terça-feira, deve ser Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de março de 2015 às 19:46

- Atualizado há um ano

Das 23 convocações aprovadas no pacote aprovado no início desta tarde pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras na Câmara, os membros não incluíram nenhuma empreiteira envolvida nos inquéritos da Operação Lava Jato. De acordo com balanço divulgado nesta tarde pela secretaria da CPI, foram aprovados em bloco 109 requerimentos, incluindo convocações, compartilhamento de documentos e contratação da consultoria da Kroll. Gabrielli está entre convocados (Foto: ABr)O primeiro a ser ouvido, já na próxima terça-feira, deve ser Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras que afirmou em delação premiada ter recebido propina na estatal desde 1997, desde o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e que disse ainda que o PT recebeu US$ 200 milhões do esquema de 2003 a 2013.

Dentre os convocados para depor, estão entre as prioridades da CPI os ex-presidentes da estatal Graça Foster e José Sérgio Gabrielli, da presidente da Agência Nacional do Petróleo, Magda Chambriard, além do doleiro Alberto Youssef, dos ex-diretores Paulo Roberto Costa, Jorge Zelada, Renato Duque e Nestor Cerveró.

Também foram incluídos no pacote de convocações o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Simão, Gustavo Adolfo Vilela de Castro (gerente de engenharia naval da Petrobrás), Pedro Aramis de Lima Arruda (gerente de segurança empresarial da Petrobrás), Marcelino Guedes (ex-presidente da refinaria de Abreu e Lima), Jorge Celestino Ramos (diretor de Abastecimento da estatal), Hugo Repsold Júnior (diretor de gás e energia da Petrobrás), Phillippe Levy (presidente da SBM Offshore no Brasil) e Sietze Hepkema (diretor da SBM Offshore no Brasil). A lista de convocação inclui aindaJúlio Faerman (SBM Offshore), Luiz Eduardo Carneiro (Sete Brasil) e Glauco Legatti (refinaria Abreu e Lima).