Encceja ultrapassa marca de 1 milhão de inscritos

Para o ensino médio, exame teve 824.798 inscrições até esta quarta-feira (24)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2018 às 18:23

- Atualizado há um ano

Já foram registradas 1.021.233 inscrições no Exame Nacional de para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018 até esta terça-feira (24). A maior parte das inscrições foram para a modalidade Ensino Médio (824.798), mas a modalidade Ensino Fundamental obteve 196.435 inscritos até o momento. Alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos podem se inscrever até às 23h59 do dia 27 de abril de 2018 na página do Encceja.

No balanço anterior do Encceja Nacional, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 19 de abril, haviam sido feitas 660 mil inscrições apenas nos três primeiros dias. E, nas primeiras 24 horas, mais de 500 mil pessoas tinham sido registradas.

As provas do Encceja Nacional serão aplicadas em ambos os níveis no dia 5 de agosto, em todo o Brasil. Em 16 de setembro será realizado o Encceja Exterior. Candidatos que desejem ser atendidos pelo nome social devem fazer a solicitação do dia 30 de abril ao dia 4 de maio.

Veja mais: edital e prova do Encceja 2018

Inscrição no Encceja 2018: passo a passo

Para se inscrever é preciso informar o nome e CPF para entrar no sistema e preencher o formulário com os dados pessoais em seguida. O futuro participante deve informar se precisará de atendimento especializado e/ou atendimento específico.

Após a confirmação de dados, será preciso selecionar as opções de prova (ensino médio ou ensino fundamental). Caso o estudante tenha feito a inscrição em determinada área do conhecimento no Encceja 2017, e obtido a pontuação mínima para a certificação, o sistema do Encceja 2018 apenas permitirá que ele se inscreva para as áreas as quais ele não tem certificado.

Em seguida, será preciso responder o questionário socioeconômico. O estudante deve preencher todas as informações com cuidado uma vez que não será possível alterar as informações após o envio.

Curso da modalidade EJA com bolsa de estudo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que visa escolarizar jovens e adultos que não completaram a educação básica no tempo indicado. Para participar do Encceja e, consequentemente, obter a proficiência parcial ou a certificação é importante que o participante esteja preparado para a avaliação.

Atualmente, existem programas educacionais como o Educa Mais Brasil que disponibiliza bolsas de estudo de até 50% para este público, em diversas regiões do brasil, em parceria com o Correio. Para conhecer as oportunidades disponíveis, basta acessar o site do Educa Mais.