Entenda a importância de atividades lúdicas na Educação Básica

Especialistas alertam para o cuidado com o letramento precoce

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2018 às 10:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

O que é mais importante para uma criança? Aprender a ler e escrever ou desenvolver atividades lúdicas que estimulem sua criatividade? O letramento precoce é um assunto que gera muita controvérsia. Enquanto algumas escolas apostam em atividades ligadas à leitura e à escrita, outras defendem a ideia de que é preciso preparar a criança antes de iniciá-la no mundo das letras.

Ao inserir atividades lúdicas no currículo escolar, nota-se maior entusiasmo em relação ao conteúdo que está sendo trabalhado. Brincando, a criança aprende a respeitar regras, ampliar o relacionamento social e respeitar a si mesmo e aos outros. O lúdico também incentiva que a criança comece a se expressar com maior facilidade, respeite e discorde de opiniões e exerça a liderança.

É possível observar que muitas escolas trabalham apenas com a técnica e com o foco nas demandas curriculares, sem priorizar as necessidades das crianças. É importante lembrar que o letramento precoce não é prejudicial, desde que a criança esteja preparada, interessada e que ocorra naturalmente.

Estimular a leitura e escrita precocemente, por sua vez, compromete o desenvolvimento natural da criança, podendo ocasionar desinteresse, desmotivação e estresse. “Existe várias maneiras de se trabalhar as letras, os números e o desenvolvimento da leitura. Porém, quando isso é trabalhado da maneira convencional, as crianças não se interessam. Na maioria das vezes elas tiram a atenção dos outros alunos, querem sair da sala e ficam inquietos”, conta Rita de Cassia, coordenadora pedagógica da Escola Espaço Mágico.

Pais podem contribuir Ao mesmo tempo em que a instituição exerce um papel importante, os pais também devem redobrar o cuidado com o letramento precoce. De acordo com Rita, a pressão pode começar dentro de casa. “A gente sabe que os pais querem que o filho aprenda logo a ler. Eles não entendem que cada criança possui um ritmo diferente. O processo da leitura deve acontecer até o 3º ano do ensino fundamental, porém existe uma cobrança grande da família para que isso ocorra antes”, conta. 

Aprender a ler e a escrever antes do tempo pode excluir etapas decisivas no desenvolvimento da criança. “Se os pais perceberem que o filho tem um bom desenvolvimento na escola, eles querem acelerar a série da criança. Isso é outra coisa extremamente negativa. Por mais que a criança realmente tenha um bom desempenho e consiga acompanhar o ritmo da nova série, ela acaba perdendo outras habilidades que são essenciais para sua idade. Principalmente o lúdico, através de pinturas e brincadeiras”, explica a coordenadora da instituição parceira do Educa Mais Brasil.

Respeitar o tempo da criança e trabalhar os conteúdos de forma lúdica é a melhor opção. Além da Escola Espaço Mágico, o Educa Mais Brasil também possui parceria com outras instituições que tentam inserir o lúdico em seu currículo escolar. Dessa forma, você vai permitir que seu filho aprenda brincando e muito mais motivado. Com o Educa Mais, você também consegue bolsas de estudo de até 50% para investir em uma escola de Educação Básica de qualidade. Entre no site e procure uma escola próxima de você. A inscrição é gratuita.