Espanha: Eleição na Catalunha tem resultado indefinido

O partido de centro-direita Cidadãos, contrário à independência, teria de 34 a 37 assentos; a separatista Esquerda Republicana teria de 34 a 36 cadeiras; o Juntos pela Catalunha, também independentista, teria de 28 a 29 assentos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2017 às 18:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

As eleições regionais catalãs, convocadas pelo governo central após a declaração de independência do território, terminaram sem vencedores claros. Com isso, prolongaram a instabilidade que já afugentou mais de três mil empresas desde 1° de outubro.

A sondagem divulgada pelo jornal La Vanguardia às 20h locais (às 17h em Brasília) dá a vitória ao partido de centro-direita Cidadãos, contrário à independência, com de 34 a 37 assentos.

Em segundo lugar aparece a separatista Esquerda Republicana, com de 34 a 36 cadeiras. O Juntos pela Catalunha, do ex-presidente catalão Carles Puigdemont, também independentista, teria de 28 a 29 assentos, segundo essa sondagem.

Nenhuma força política terá a maioria necessária para governar sozinha: 68 assentos em um parlamento de 135 deputados. A formação do governo, portanto, dependerá de alianças.

As fragmentadas forças políticas catalãs estão divididas em dois blocos. Os que querem a independência são chamados “separatistas”, enquanto os alinhados a Madri se dizem “constitucionalistas” - pois a Constituição espanhola não prevê a secessão dos territórios.

O Parlamento deve ser formalmente constituído até 23 de janeiro. A partir dessa data há uma série de prazos para que legisladores elejam o presidente regional. Se nenhum candidato for aprovado pelos deputados até 7 de abril, novas eleições devem ser realizadas.

Agravando a incerteza, o próximo Parlamento catalão provavelmente contará com cinco deputados fora do país, incluindo o ex-presidente Carles Puigdemont, e três detidos. Não está claro, por exemplo, como eles assumirão seus assentos ou se poderão de fato legislar.

Dos 5,5 milhões de eleitores catalães, 84% participaram do pleito de quinta, segundo as primeiras projeções. A taxa é recorde. Em 2015, data da última eleição catalã, foram 74,9%. Os cidadãos no exterior, que votaram antes, compareceram 81% mais do que em 2015.

As eleições foram convocadas pelo primeiro-ministro conservador espanhol, Mariano Rajoy, do Partido Popular, depois do plebiscito separatista de 1° de outubro, que teve a participação de 43% do eleitorado e 90% dos votos no “sim”, e da declaração de independência catalã.

Dada a importância política do resultado, essas foram as eleições regionais espanholas mais acompanhadas na história local. Mais de 65 mil pessoas estiveram envolvidas no processo, incluindo os 20 mil voluntários dos partidos que fiscalizaram o voto e a contagem. “Há muita coisa em jogo”, afirmou Francisco Segovia, que veio de Cádis, no sul da Espanha, como voluntário do partido de centro-direita Cidadãos.