Febre amarela: 126 postos terão vacinação neste sábado em Salvador; veja lista

Estima-se que outros 1,4 milhão de indivíduos ainda precisam se proteger contra a doença na capital baiana

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2017 às 09:32

- Atualizado há um ano

Salvador terá neste sábado (29) um reforço na vacinação contra a febre amarela nos 126 postos da cidade que serão abertos no Dia D de vacinação contra a doença. Este ano, cerca de 381 mil pessoas foram imunizadas contra a febre amarela na capital baiana. Estima-se que outros 1,4 milhão de indivíduos ainda precisam se proteger contra a doença em Salvador, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A vacinação acorrerá das 8h às 17h. Quem não quiser esperar até sábado (29) pode se vacinar nesta quinta (27) e sexta (28) no mesmo horário. 

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS ENDEREÇOS DOS POSTOS COM VACINA 

“Nos meses de março e abril, tivemos episódios de macacos identificados com febre amarela no perímetro urbano e essa informação gerou uma grande procura pela vacina nos postos de saúde. No entanto, passado esse período, as pessoas deixaram de buscar os serviços para imunização. Por esse motivo vamos promover um Dia D para ampliar o acesso às doses e, consequentemente, aumentar a cobertura vacinal”, justificou Geruza Morais, diretora geral de Vigilância à Saúde.

O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.

Nessa semana, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) capturaram três macacos (dois mortos e um vivo) na região de Sussuarana com suspeita de febre amarela. Desde o início de março, 169 macacos foram capturados mortos ou aparentemente doentes na capital. Desse total, 10 foram confirmados com infecção pelo agravo. Os casos positivos foram identificados em Ilha Amarela, São Tomé de Paripe, Vila Laura, Boca do Rio, Cajazeiras III, Nova Brasília, Itapuã e Itaigara (03).