Fecomércio-BA lança livro em comemoração aos 70 anos

Obra também traz panorama histórico da atividade comercial na Bahia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2017 às 21:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Beto Jr/CORREIO

As principais conquistas, como a construção da Casa do Comércio, a trajetória dos presidentes e um panorama histórico da atividade comercial na Bahia são as temáticas abordadas no livro “Fecomércio-BA: Uma história exemplar”, obra que celebra as sete décadas de existência da instituição que representa o comércio na Bahia.

O lançamento do livro, que aconteceu ontem (24) na Casa do Comércio, é apenas parte da série de comemorações que começou desde 9 de agosto deste ano, quando a instituição completou 70 anos. A obra, escrita pelo jornalista, professor e membro da Academia de Letras, Carlos Ribeiro, viaja no tempo e retoma as contribuições da organização da fundação, em 1947, até os tempos modernos, ressaltando as ações com os órgãos públicos e grupos da sociedade organizada, projetos de lei e desenvolvimento de ações voltadas para o comércio e todos os outros setores produtivos.

 “Nossa preocupação foi situar a história da Fecomércio dentro da história do comercio baiano, e narrar a evolução desse setor ao longo das décadas. Consultamos historiadores, atas da própria federação, e também com os próprios integrantes da organização”, contou Carlos.

A construção do Serviço Social do Comércio (SESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), braços sociais da Fecomércio, também é abordada nas 215 páginas da publicação, destacando as iniciativas nas áreas de educação, capacitação profissional, saúde, lazer, cultura e assistência.

Ao longo de sua história a Fecomércio também teve olhos voltados para ramos específicos como o Empreendedorismo Feminino e o Varejo de Shoppings Centers, além de ter uma base sindical com 35 sindicatos filiados.

Carlos de Souza Andrade, presidente da Fecomércio-BA, ressaltou a importância de relembrar a trajetória da instituição e como isso interfere nos próximos passos da Federação.

“As realizações do passado que estão contadas nesse livro inspira um futuro no qual a nossa missão é continuar interagindo com a sociedade, defendendo os direitos do comércio e dos comerciários, e tentar sempre ver para onde o país e o mundo estão indo. A Fecomércio estará sempre ligada nesse mercado que cada dia que passa cresce mais”, afirmou o presidente.

O coquetel de lançamento do livro ainda contou com a presença de Walter Pinheiro, presidente da Associação Bahiana de Imprensa, um dos entrevistados do livro, Francisco Senna, arquiteto e membro da Academia de Letras da Bahia, Josair Santos Bastos, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Luiz Fernando Studart Queiroz, presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), além de parceiros e membros de sindicatos associados.

A mudança na logomarca, selo e carimbo postal dos Correios e medalha desenvolvida pela Casa da Moeda também fizeram parte da comemoração de aniversário.