Freio de mão puxado: Bahia venceu só dois dos oito jogos em 2019

Tricolor tem pior início como mandante desde 1995

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 9 de fevereiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Se nos primeiros dias do ano alguém contasse ao torcedor do Bahia como seria o início de temporada do tricolor, talvez nem o mais pessimista deles acreditaria. Sem vencer há quatro jogos - seja com equipe titular, reserva ou time B, o Esquadrão tem transformado a expectativa da torcida em frustração.

Nos oito primeiros jogos que fez em 2019, o Bahia conquistou apenas dois triunfos, 7x1 sobre a Juazeirense, pelo Campeonato Baiano, e 3x1 no Santa Cruz, na segunda rodada do Nordestão. A campanha tem ainda quatro empates e duas derrotas.

Para piorar o quadro, a equipe de Enderson Moreira não tem conseguido mostrar força dentro dos seus domínios. Com a derrota para o Liverpool do Uruguai por 1x0, na quinta-feira, pela Copa Sul-Americana, o Bahia amargou o segundo revés em casa e alcançou seu pior início nos últimos 24 anos. 

Até aqui foram cinco jogos na Fonte Nova, com apenas um triunfo, dois empates e duas derrotas. A campanha é semelhante à de 1995, quando o tricolor também venceu apenas um jogo, só que perdeu três e empatou um, entre Campeonato Baiano e Copa do Brasil. O tricolor começou aquele ano sem a Fonte Nova, que passava por melhorias no gramado, e dividiu o mando de campo entre os estádios Pituaçu e Joia da Princesa, este em Feira de Santana.

Ajustes No Fazendão, o rendimento ruim tem incomodado atletas e comissão técnica. O técnico Enderson Moreira admitiu a necessidade de fazer ajustes para que o elenco reencontre o caminho dos triunfos.

“Nós estamos começando a montar um trabalho, é um trabalho com algumas mudanças. Ficamos com uma base do time, tem uma forma de jogar, cria muito as oportunidades, mas ainda faltam muitos ajustes”, aponta Enderson Moreira.

A primeira oportunidade para reverter o quadro e dar a volta por cima será neste domingo (10), quando o Esquadrão recebe o Jacobina, às 16h, na Fonte Nova, pela quinta rodada do estadual. O treinador deixou aberta a hipótese de fazer mudanças. “Já percebemos que quatro ou cinco jogadores estão desgastados, então a gente precisa esperar”.

O pesquisador Fred do Chame-Chame contribuiu com os números, placares e demais dados históricos.