‘Inovação e gente muito boa’ é o que as empresas procuram, afirma diretor geral da Udacity na América Latina

Em entrevista ao CORREIO, Carlos Souza dá dicas para que as startups possam alavancar seus resultados e aproveitar melhor as oportunidades do mercado

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  • Priscila Natividade

Publicado em 9 de setembro de 2017 às 07:01

- Atualizado há um ano

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Foco na tecnologia e ser solução para o cliente são só algumas das habilidades que as statups precisam desenvolver para disputar seu lugar ao sol no mercado. O diretor-geral da Udacity para a América Latina, Carlos Souza conversou com o CORREIO sobre como aperfeiçoar este resultado e aproveitar as oportunidades para crescer em larga escala. A universidade online desenvolvida no Vale do Silício, que oferta cursos para formação profissional na área de tecnologia chegou ao Brasil há mais ou menos um ano e possui, atualmente, 8 mil estudantes.  Seus Nanodegrees – programas voltados para as últimas novidades no meio digital - são criados em parceria com grandes empresas do setor, como Google, Facebook, Amazon Web Services e AT&T. Veja mais na entrevista: 

1) Por que empresas de diversos segmentos estão tão interessadas pelas startups? Como está a demanda de oportunidades para estas empresas alavancarem seus negócios?

Existem dois grandes ativos buscados incansavelmente pelo mercado: inovação e gente muito boa. Grande parte das transformações e tecnologias que vemos no mundo nasceram dentro de startups, evidenciando como estas empresas são fontes de inovação. Empresas consolidadas muitas vezes não conseguem inovar na mesma velocidade, seja pelo seu tamanho, cultura, processos, ou outros fatores. Logo, às vezes uma ótima maneira de buscar inovações é dentro das startups. E claro, sem esquecer que os responsáveis pela inovação são os profissionais que trabalham nestas startups, então trazê-los para o time também é do interesse dessas empresas.  2) O que uma startup precisa para se diferenciar no mercado e, de fato, dar certo?

Sem dúvidas, foco no cliente é essencial para uma startup dar certo. É necessário observar se a startup criada de fato resolve um problema relevante, assim como entender como seu cliente em potencial resolve este problema atualmente. E conversar com as pessoas, diariamente, faz toda a diferença para construir e manter o negócio no caminho certo. Trazer os melhores para o time é igualmente muito importante.Seu time é quem está fazendo o negócio acontecer, e startups em crescimento abrem novas vagas frequentemente. Logo, o empreendedor deve investir sua energia em muitas entrevistas, incansavelmente buscando gente muito boa.3) Como elas podem aproveitar melhor as oportunidades que estão surgindo e melhorar com isso o seu desempenho e visibilidade no mercado?

Empreendedorismo, inovação e tecnologia são áreas que costumam andar muito lado a lado. Sem dúvida, as empresas que estão aproveitando as melhores oportunidades são aquelas que investiram em conhecimento e tecnologia para inovar, gerando novos produtos e negócios conectados às necessidades do mercado. Por isso, profissionais de data science, machine learning, deep learning e inteligência artificial são altamente requisitados pelas empresas atualmente.  4) Muita gente remete muito o termo startup a inovação. Como inovar diante da diversidade de negócios e também da concorrência? De que forma as startups podem buscar o melhor diferencial?

Para nos mantermos competitivos (empresas e indivíduos), à frente do avanço tecnológico, precisamos aprender continuamente - modalidade de ensino chamada de aprendizagem contínua ou Lifelong Learning. E o ponto de partida é desenvolver sua capacidade de metacognição, ou seja, a capacidade de aprender a aprender.Todos nós temos capacidade de nos transformarmos em lifelong learners de sucesso. Então, minha dica para que uma startup se diferencie das demais é que busquem mais conhecimento, dominando as tecnologias em mais alta no mercado atualmente.5) Como buscar melhores oportunidades e seleções em aberto para projetos de startups? De que forma este negócio deve se preparar para competir por uma mentoria e mais investimento?

Participar ativamente de comunidades de empreendedores e ‘Meetups’, além de ajudar a manter o profissional sempre atualizado em sua área de atuação, também facilita conhecer as melhores oportunidades e seleções em aberto. Nestas comunidades, o empreendedor inclusive conhecerá outros empreendedores que já passaram pelo desafio de buscar investimento e mentoria. Logo, buscar aprender com estas pessoas é uma ótima maneira de se preparar para os desafios que ele está enfrentando hoje.

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