Jovem suspeito de planejar ataque contra Capitólio é preso nos EUA

FBI revela que homem de 20 anos pesquisou sobre bombas e comprou rifle

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2015 às 08:50

- Atualizado há um ano

Suspeito de planejar ataque contra Capitólio é preso.(Foto: Reprodução/Flickr/Gabriel Vasquez)Um jovem americano de apenas 20 anos, que manifestou simpatia com militantes do grupo Estado Islâmico (EI) através de postagens no Twitter, foi preso por suspeita de planejar um ataque ao Capitólio com armas e bombas, segundo documentos judiciais divulgados na quarta-feira (14).

Christopher Cornell é morador de Ohio, região centro-oeste dos Estados Unidos. De acordo com informações do documento oficial, o jovem fez pesquisas sobre a construção de bombas, adquiriu um rifle semi-automático e 600 cartuchos de munição. Além disso, Christopher teria feito planos de viajar para Washington para realizar o atentado, de acordo com o testemunho de um informante do FBI.

Christopher Cornell é acusado de tentativa de assassinato contra funcionários do governo americano e de posse ilegal de armas de fogo. De acordo com o agente do FBI que deteve o jovem, Cornell abriu contas no Twitter com o nome de Raheel Mahrus Ubaydah e publicou "comunicados, vídeos e outros conteúdos" de apoio ao Estado Islâmico.

Contactado por um colaborador do FBI a partir de agosto de 2014, o suspeito revelou, após alguns encontros, que considerava os membros do Congresso inimigos e que tinha a intenção de realizar um ataque contra o Capitólio, em Washington. "Acredito que deveríamos empreender a Jihad sob nossas próprias ordens e planejar ataques", escreveu Cornell em um e-mail, segundo divulgou o FBI.

Segundo o FBI, ao que parece Cornell estava em contato com um líder da Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA), baseada no Iêmen e considerada o braço mais perigoso da rede extremista. O grupo terrrorista reivindicou nesta quarta-feira (14) o atentado contra o jornal Charlie Hebdo, que deixou 12 mortos no dia 7 de janeiro, em Paris.

[[saiba_mais]]