Lavagem do Bonfim não é só de Salvador; Pernambuco também tem

brasil
14.01.2019, 09:02:22

Lavagem do Bonfim não é só de Salvador; Pernambuco também tem

Evento aconteceu neste domingo (13) e é abertura das festas carnavalescas em Olinda

O Sítio Histórico de Olinda se encheu de foliões e fiéis de diferentes credos neste domingo (13) para pedir paz para o ano que começou. A tradição das Águas de Oxalá completou 36 anos, unindo expressões do candomblé e do catolicismo em um cortejo que passou por algumas das mais importantes igrejas e ladeiras da Cidade Alta, partindo da Igreja do Bonfim. Por onde passava, os grupos lavavam escadarias e ruas em um ritual ecumênico.

O cortejo saiu por volta das 15h, seguindo pela Rua do Bonfim, Quatro Cantos, Largo do Amparo, Guadalupe, atravessando a PE-15, e retornando por Jardim Brasil até o terreiro de Pai Raminho de Oxóssi, onde foi concluído o ato. O roteiro deste ano teve um simbolismo especial: após vários anos partindo da Igreja da Sé, a lavagem voltou a se concentrar no seu local de origem, a Igreja do Bonfim, que estava em reforma. Em um sinal de tolerância, o templo católico manteve as portas abertas enquanto os seguidores do candomblé lavavam suas escadarias.

No cortejo, um andor seguia com a imagem do orixá Oxalá, que nomeia a tradição e é considerado uma das divindades mais importantes das religiões de matriz africana. A lavagem é realizada sempre no segundo domingo de janeiro e é considerada a “abertura” do ano que se inicia, com a limpeza espiritual.

“A paz começa em cada um de nós. Não podemos fugir à realidade. O amor, a harmonia entre tudo e todos, a verdade; tudo isso tem origem no interior de cada pessoa”, diz a mensagem oficial da celebração, organizada por Sílvio Botelho.

Além dos grupos religiosos e fiéis que foram ontem a Olinda para participar da celebração das Águas de Oxalá, a Cidade Alta também ficou lotada com os foliões que já querem antecipar o Carnaval. 

A programação incluiu o ensaio da Pitombeira dos Quatro Cantos (que começou às 13h) e a festa do Menino da Tarde, sem contar com os mais de 20 grupos de maracatu que se apresentam todos os fins de semana.

Trânsito
“O calendário oficial de prévias começa um mês antes do Carnaval, mas já estamos montando esquemas especiais de trânsito e monitoramento para receber os foliões. Como este ano o Carnaval começa apenas em março, teremos mais tempo para fazer a economia circular, atrair turistas e mostrar nossa cultura”, diz o secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, João Luiz.

Ele faz um apelo para que os foliões usem transporte público, táxi ou carros de aplicativo para ir às prévias, ajudando a diminuir o trânsito e facilitando, inclusive, a movimentação dos blocos e troças. Mas, para quem precisa circular com carro particular pelo Sítio Histórico nos fins de semana até o Carnaval, é importante estar atento aos horários e locais de bloqueios do trânsito.

As informações são do Jornal do Commércio


Relacionadas
Correio.play
Correio selecionou os melhores lançamentos de 2019
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-lancamento-da-4a-temporada-de-psi/
Produção brasileira já foi indicada ao Emmy Internacional três vezes
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/videos-e-fotos-mostram-noite-de-raios-e-trovoes-em-salvador-veja/
Segundo a Codesal, a região da cidade onde mais choveu foi Ondina, com 116 mm
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jovem-de-campo-formoso-e-promessa-nas-artes-plasticas-baianas/
Aos 21 anos, Ronald Júnior se prepara para expor no Palacete das Artes e vende seus quadros por até RS 8 mil
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-pm-matando-subtenente-em-feira-de-santana/
Nas imagens, vítima aparece sendo abordada por PMs
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/advogado-que-espancou-policial-em-feira-vai-para-prisao-domiciliar/
Orlando Assis responde por duas tentativas de homicídio e porte ilegal de arma
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-preciso-buscar-novos-lugares-de-fazer-piada-defende-leandro-hassum/
Porém, nova comédia estrelada pelo ator reproduz velhos preconceitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pitty-mistura-salsa-e-rock-em-novo-single-ouca-noite-inteira/
Canção conta ainda com participação especial de Lazzo Matumbi
Ler Mais